Por Hevoise Fátima Papini
CONQUISTE SEU ESTILO SAUDÁVEL DE VIVER
Mudar hábitos não é fácil, mas é possível, sim. Essa mudança deve ser entendida como um processo, com erros, acertos, novos erros e novos acertos, em busca do equilíbrio, sem preconceitos ou culpas sobre o que se come, apostando no bem-estar e no prazer.
A alimentação não deve ser imposta como um cardápio fixo e sem alterações. Antes, ela deve compreender um conjunto de alimentos saudáveis que dão prazer, que estejam culturalmente ligados ao indivíduo, como por exemplo, aquele bolo feito pela avó desde criança. Tudo isso com o equilíbrio necessário e, claro, com muito bom senso.
O processo de educação alimentar começa com uma entrevista sobre os hábitos alimentares da pessoa, bem como os tabus e informações que norteiam sua alimentação. Deve ainda conter informações sobre possíveis intolerâncias alimentares e doenças associadas. Muito importante também é o nutricionista dispor de informações sobre o estado emocional do indivíduo para que tenha subsídios para apoiá-lo durante o processo.
Dados antropométricos como peso, altura, medidas cutâneas, que informam a quantidade de gordura e massa magra, bem como dados laboratoriais, também são instrumentos importantes que fornecem subsídios para o acompanhamento da modificação dos hábitos alimentares.
E por último, mas não menos importante, é a freqüência das consultas, para que seja possível um apoio eficaz, tornando o processo o mais suave possível para quem se propõe a mudar esse aspecto fundamental da vida: a alimentação.
Não espere mais para mudar a sua vida!
4 Comentários:
Excelente o post!Hora de mudanças!:)
Beijos e ótima quarta!
Espero que amanhã eu tenha todo esse tratamento por minha médica e ela perceba que preciso de muita atenção.
Beijos!
Olá Dricka! É uma médica que cuida da sua alimentação?
Beijos
Mudar não é uma tarefa fácil, sejam hábitos alimentares ou o gosto por um estilo de roupas.
O importante é que isso não seja algo radical, mas com respeito ao próprio tempo, mas sem nunca enganar a si mesma, não?
E se escorregar, volte ao início e recomece, desistir, jamais!
Beijos
Postar um comentário
Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :