Home

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Alimentação balanceada para uma saúde melhor

Não é à toa que se fala tanto sobre alimentação balanceada. Ela realmente tem função fundamental na manutenção da saúde. Para tirar suas dúvidas sobre o que ingerir e as consequências de hábitos inadequados, confira as explicações abaixo do médico Vladimir Schraibman, especialista em gastrocirurgia e orientador de cirurgias robóticas da área de cirurgia geral e do aparelho digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo:
1) Erros alimentares trazem algumas consequências desagradáveis. Entre elas estão prisão de ventre, gastrite, disfunção da vesicular biliar, quadros como obesidade, desnutrição grave, disfunções hormonais;
2) Pães, carnes vermelha e massas em geral ingeridas em excesso podem levar à prisão de ventre, porque são pobres em fibras;
3) Ingestão excessiva de proteína pode agravar quadros renais, enquanto a de carboidratos pode levar à obesidade. A maioria das vitaminas consumidas em quantidade superior é eliminada pelo organismo; 
4) Falta de vitaminas também leva a problemas diversos. A da vitamina C, por exemplo, pode causar escorbuto (caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções);
5) De modo geral, dietas equilibradas com carnes brancas, ausência de farinha branca, verduras, legumes, poucos conservantes e acidulantes, sem refrigerantes e doces, proporcionam um ótimo equilíbrio aos órgãos e ajudam no funcionamento correto deles;
6) Para se obter a quantidade ideal de vitaminas, proteínas e carboidratos, um adulto deve consumir, por dia, de seis a 11 porções (cada porção equivale ao volume de uma colher de sopa cheia) de cereais, pães, arroz e massas; três a cinco de vegetais; duas a quatro de frutas; três de carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes; duas de leite, iogurte e queijos; e uma de gorduras, óleos e açúcar;
7) As refeições na terceira idade devem ser pouco abundantes e repartidas, com a meta de não sobrecarregar o estômago. É que, além de alterações na dentição, que dificultam a mastigação, as funções digestivas estão diminuídas. À medida que aumenta a idade, a tendência é que a alimentação se torne isocalórica, ou seja, com baixa caloria, já que se gasta menos energia;
8) A quantia que as crianças devem ingerir varia de acordo com o peso. De maneira geral, é mais que os adultos, pois, além de realizarem muitas atividades físicas, ainda necessitam de nutrientes para o crescimento. Visitas regulares ao pediatra indicam se a garotada está na curva de ganho de peso e de altura adequadas. Se o médico constatar deficiência, define uma dieta nutricional, que pode estar aliada com o tratamento medicamentoso.

Fonte: Terra

3 Comentários:

Waris Dirie disse...

Olá linda...

Que bom encontrar o teu blog....já sou tua seguidora...queres ser minha também?

Antes de mais, deixa-me dar-te os parabéns por todas as conquistas....força sempre....

Já andei e deixei a R.A. por várias vezes, o que lamento muito, pois quando ando na R.A. sinto-me super bem e mega feliz....mas depois, lá aparece um assunto ou outra coisa e deixo a R.A....que estupidez a minha!!!!!

Fiz um novo blog, pois vou recomeçar a R.A. e desta vez não a vou deixar, pois vou casar em 2012 e tenho de estar LINDA!!!!

Gostava de poder contar com a tua ajuda!?

O meu antigo blog é este: http://corpinhoperfeito.zip.net, mas agora fiz um novo, que vai ser onde vou postar sempre: http://corpinhoperefito.blogspot.com...espero ver-te por lá muitas vezes!!!

Beijinhos e bom findi...

Taciana disse...

Equilíbrio é tudo!!! Bjkas e ótima semana!

Uma Futura Magra disse...

Muito bem vinda, Waris! Sucesso!
Obrigada pelo carinho, Taci!
Beijos!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...