Home

sábado, 16 de outubro de 2010

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação Saudável


Segundo nutricionista, a minoria dos brasileiros ingerem a quantidade ideal de frutas diariamente

Dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. O objetivo da data é reforçar a importância de hábitos alimentares saudáveis, principalmente nos dias de hoje, quando pesquisas mostram que a alimentação no mundo está cada vez mais rica em gorduras e alimentos que colaboram para doenças, como a hipertensão.

Para estar em dia com a saúde é preciso ficar atento ao seu peso e aos alimentos ingeridos diariamente. No site do Ministério da Saúde, a população encontra testes e, respondendo às perguntas, pode saber como anda a alimentação e até calcular o índice de massa corporal.

A coordenadora de Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, explica que em um dos testes é possível descobrir qual a quantidade de sódio deve ser ingerida por dia e ressalta que é importante não abusar desse elemento. "A hipertensão é uma doença muito prevalente. À medida que as pessoas envelhecem, a pressão sanguínea aumenta. É necessário que exista, então, o controle do sal na dieta".

Ana Beatriz destaca também que poucos brasileiros ingerem a quantidade ideal de frutas diariamente. "Na verdade, a gente recomenda seis porções de frutas, legumes e verduras variados, que podem ser divididos em três frutas mais três porções de legumes ou duas frutas e três porções de legumes e uma de verdura.

A coordenadora explica ainda que no teste de 18 perguntas sobre alimentação, disponível no site do Ministério da Saúde, é possível marcar a pontuação e verificar as seguintes situações ao final: se a pessoa ficar acima de 43 pontos, está com uma alimentação saudável, como recomenda o Ministério da Saúde. Se a pontuação ficar abaixo dos 28, é porque a pessoa precisa se cuidar melhor. Então, não perca tempo, acesse o teste no Portal Saúde e descubra como anda o seu peso e a sua alimentação.

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...