Home

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Maionese: sim ou não?


Ela dá um gostinho especial a sanduíches, saladas e até alguns pratos quentes. Mas a má fama que acompanha a maionese costuma afastá-la dos cardápios saudáveis e especialmente das dietas de emagrecimento. Mas o alimento é tão vilão assim?

Consultamos a nutricionista Monica Beyrutti, da equipe da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), e a nutricionista funcional Elaine Pádua, diretora da Clínica DNA Nutri, de São Paulo, que esclarecem os mitos e as verdades sobre o produto.

Maionese é uma bomba calórica

Mito. “Do ponto de vista de uma alimentação equilibrada, a maionese industrializada não pode ser considerada uma bomba calórica. A versão industrializada costuma ter, em média, 40 calorias por porção de 12 g (1 colher de sopa) em sua versão regular. A light tem em torno de 30 calorias por porção. Já a maionese caseira é muito mais calórica: em média 76 calorias por porção”, explica Monica Beyrutti. Para se ter ideia, uma colher de sopa de azeite – também usado em sanduíches e saladas – tem 105 calorias e a manteiga 144 calorias por colher de sopa.

Maionese só contém calorias vazias

Mito. “Falamos em calorias vazias quando o alimento não fornece nenhum nutriente para o organismo”, diz a nutricionista da Abeso. A maionese é feita a partir de óleos vegetais, portanto, auxilia na absorção de vitaminas como A, D, E e K e contém naturalmente gordura poliinsaturada, os ácidos graxos ômega 3 e 6, considerados essenciais porque não são produzidos pelo corpo, apenas obtidos pela alimentação. “Mesmo assim, a indicação é o consumo moderado”, alerta Elaine Pádua.

Maionese industrializada é melhor do que a caseira

Verdade. A maionese industrializada tem melhor qualidade nutricional – menos calorias, menos gorduras e menos colesterol – do que a versão preparada em casa. “Enquanto a versão industrializada (regular) costuma ter 40 calorias e 4,0 g de gorduras totais e 2,2 g de colesterol por porção, a versão caseira tem 76 calorias, 8,2 g de gorduras totais e 31 g de colesterol com a mesma quantidade”, compara Monica Beyrutti. Além disso, a versão que se compra no supermercado é mais segura do ponto de vista de saúde. “Seus ingredientes passam por um processo de pasteurização, no qual são destruídos os microorganismos patogênicos, sem alterar as propriedades nutricionais. A caseira é preparada com ovos crus, favorecendo a contaminação por bactérias como a Salmonella”, completa a nutricionista Elaine Pádua.

Maionese contém gordura trans

Mito. Segundo as especialistas, a industrializada nunca teve gordura trans, pois se trata de uma emulsão que se forma através da simples mistura de seus ingredientes. A lecitina presente no ovo atua como emulsificante, ou seja, proporciona a interação entre o óleo e a água, resultando em um molho cremoso. Por ser um processo físico, a estrutura química das gorduras presentes no óleo não é alterada, e assim não há formação de gorduras trans.

Maionese contém gorduras boas

Verdade. A maionese é um produto derivado do óleo vegetal, fonte de gorduras consideradas boas. “Graças à tecnologia, a maionese industrializada tem teores muito baixos de colesterol: apenas 2,2 gramas da substância por porção, 98% menos colesterol do que um ovo inteiro”, diz a nutricionista da Abeso. Talvez a má fama do alimento venha da versão preparada em casa, que leva mais ovos e gorduras e chega a ter 31 gramas de colesterol por porção.

Maionese não combina com uma refeição saudável

Mito. “Uma dieta saudável é composta por uma combinação de todos os grupos de alimentos essenciais para o funcionamento adequado do organismo. A maionese não é essencial, mas quando associada a outros alimentos que são necessários para se obter um cardápio equilibrado, pode favorecer a ingestão destes”, diz Elaine Pádua. Além disso, é um ingrediente versátil, pode ser usado para temperar saladas, no preparo de sanduíches, nos molhos e nas carnes.

Maionese pode ser usada em dietas de emagrecimento

Verdade. Tanto a versão regular (40 calorias por porção), quanto a light (30 calorias) estão dentro dos níveis recomendados de consumo de gordura diário, que é de 33 a 67 gramas. “Em geral, uma dieta de emagrecimento não exclui ingredientes como requeijão, manteiga, azeite ou creme de leite, e a maionese desempenha a mesma função culinária de todos esses, geralmente com menos calorias”, diz Monica Beyrutti.

Maionese pode substituir requeijão ou cream cheese para passar no pão

Verdade. “Se pensarmos em valor energético, não há grande variação entre os três alimentos. Mas vale lembrar que requeijão e cream cheese contêm menos conservantes e aromatizantes que a maionese”, diz Elaine Pádua.

Criança deve evitar o consumo de maionese

Verdade. “Não há necessidade de se adicionar a maionese à alimentação infantil, uma vez que seus nutrientes podem ser adquiridos por outros alimentos nutricionalmente mais saudáveis”, explica a nutricionista da DNA Nutri.

Por Yara Achôa

Fonte: DELAS 

7 Comentários:

Anônimo disse...

É por isso que de vez em quando uso maionese, mas somente na versão light.
Beijo no coração!

Cássia Santana disse...

Eu nunca tive nada contra a coitadinha da maionese. Fora nos cardápios de SelfService, fast food, carrocinhas e em lugares muito quente, porque é um alimento muito perecível. A
Amo colocar em vários pratos, porém só uso a Light.

Anônimo disse...

mei o blog, amei as matérias, parabens!!! estarei aki sempre te visitando, beijos

Janaína Macedo disse...

Também nunca deixei a maionese de lado, Nando, apenas evito exagerar.

Você tem razão, Cássia! Maionese caseira deve ser consumida com cuidado. Também uso a versão light para dar sabor aos meus sandubas e saladas.

Obrigada, Clarissa!
Venha sempre mesmo e deixe sua opinião!

Beijocas a todos!

Anônimo disse...

adorei as dicas, vou continuar comendo maionese sem peso na consciência.

pauliana oliveira disse...

eu sempre tive receio com o uso da maionese, mas agora entendí as verdades e mitos direitinho! bjos!!!!!!!!!

pauliana oliveira disse...

amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...