Home

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Banana e limão: alimentos de fácil acesso que muito auxiliam!

Como emagrecer ou apenas manter o peso depende de escolhas inteligentes na alimentação, tenho alguns alimentos "queridinhos" que não deixo faltar em casa.
Dois deles são a banana e o limão. O melhor de tudo: são facilmente encontrados e muito auxiliam nossa saúde.

Muitas vezes fazemos lanchinhos que pedem uma bebida refrescante, concordam? É nessa hora que o limão entra em ação! Tendo limão em casa podemos fazer uma limonada adoçada com adoçante artificial ou ao natural (que é como gosto), onde unimos sabor e benefícios, evitando outras bebidas mais calóricas e sem nutrientes.
Mas não é apenas como bebida que o limão me ajuda. Uso também como tempero em saladas, peixes, carnes e para limpar aves para retirar o excesso de gorduras antes de prepará-las. E mais: depois de usar o limão podemos usar o bagaço para a limpeza da pia!

A banana é minha companheira! Levo para o trabalho e uso para complementar minhas refeições. Adoro banana na comida! As que mais consumo são a prata e caturra.
Mas é na hora que dá aquela vontade de comer algo doce que essa fruta muito me auxilia! Coloco para aquecer por 1 minuto no microondas, tempero com canela e pronto! Para quem prefere mais doce ainda, um pouco de mel é uma boa ideia.

A Nutricionista Iális Morais explica os benefícios desses dois alimentos:

BANANA

A banana é a fruta mais popular do Brasil. Possui alto valor nutritivo, muito rica em açúcar e sais minerais, principalmente potássio, vitaminas A e C, magnésio, ácido fólico e complexo B. Os tipos mais comuns são Nanica, Prata, Maça, Ouro, Figo e Terra. Contém três tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose.
Para os fumantes, as bananas com as vitaminas B6 e B12 ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da falta de nicotina.
Através da inulina, a banana faz o intestino funcionar bem e favorece a microflora bacteriana.
O magnésio e a vitamina B6 são fundamentais no metabolismo de neurotransmissores como a serotonina, que é conhecida por trazer tranqüilidade e bom humor.
E o melhor, uma banana tem, em média, de 80 a 120 calorias – o mesmo que uma barrinha de cereal.

LIMÃO

As variedades de limão mais conhecidas são: limão-galego, limão-sicíliano, limão-cravo e limão-tahiti. O limão é rico em vitamina C e em sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro. É uma fruta disponível em todo o ano.
Graças a vitamina C, o limão é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo. Desintoxica e ajuda na absorção do Ferro para os casos de anemia. Evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evitando também hemorragias.
Como contém ainda muitos sais minerais, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. Ele acaba ainda com a acidez sanguínea e dissolve o ácido úrico. Ainda é usado de forma terapêutica contra diversas doenças .

Fico feliz em fazer escolhas certas! E você, vai aderir?

www.ialismorais.blogspot.com

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...