Home

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que é colágeno?


Com o passar dos anos, podemos notar que nossa derme tende a perder a elasticidade e firmeza de antes. Esse desgaste natural está ligado a fatores como exposição excessiva ao sol, alterações hormonais, alimentação inadequada ou mesmo herança genética. Porém, é realmente a diminuição na produção de colágeno o que causa a falta de consistência e tonicidade da pele.

Mas afinal, o que é colágeno?

Produzido em nosso organismo desde que nascemos, o colágeno pertence ao grupo de proteínas mais abundante do corpo humano, representando cerca de 30% de sua proteína total. Trata-se de uma molécula composta por aminoácidos polares, cuja principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas e impedindo a deformação dos tecidos. Pode ser encontrado na composição dos tecidos conjuntivos, cartilaginosos e fibrosos, como pele, ossos, tendões, dentes, vasos sanguíneos, músculos, unhas, cabelos, articulações, entre outros.

Entretanto, a partir dos 30 anos, o corpo passa a sofrer um prejuízo anual dessa proteína – cerca de 1% –, que pode ser observado através da perda de elasticidade da pele, unhas e cabelos quebradiços e renovação celular prejudicada. O auge dessa carência protéica se dá aos 50 anos, quando a produção de colágeno passa a ser de somente 35% do necessário para os órgãos de sustentação, resultando no aparecimento de rugas e no aumento da fragilidade óssea.

As mulheres tendem a sofrer mais do que os homens com a deficiência de colágeno, pois no organismo feminino essa proteína já se encontra em menor quantidade. Por volta dos 45 aos 50 anos, a mulher apresenta uma expressiva queda na produção de estrogênio, o que faz com que os fibroblastos, células que produzem o colágeno, diminuam. Esses fibroblastos, junto com a elastina, são os responsáveis pela sustentação da pele.

As principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteínas de origem animal, mas para que este seja sintetizado pelo organismo, é importante que sua dieta inclua boas fontes de vitamina C, vitamina E, selênio e zinco. Com o avançar da idade, no entanto, uma alimentação equilibrada não basta para que a produção de colágeno seja satisfatória. Essa reposição deve ser feita por meio do consumo diário de gelatina – que é extraída do colágeno bovino – ou da própria substância em pó ou em cápsulas.

A gelatina comum, encontrada em supermercados, não contém a mesma quantidade de colágeno que a proteína em pó. Ainda assim, a sobremesa pode ser utilizada como fonte de aminoácidos essenciais, pois contém 9 dos 10 que são exigidos pelo organismo. Porém, para obter unhas e cabelos fortes, pele mais firme e articulações saudáveis, é necessário o consumo em grande quantidade da proteína. A opção em cápsulas, embora prática, também sofre a mesma restrição: a dose diária recomendada é de aproximadamente 10 gramas, o que equivale a cerca de 20 cápsulas por dia.

Consulte um nutricionista e saiba qual a melhor forma de consumo para o seu ritmo de vida.

5 Comentários:

Shirley Mello | TodaBeleza disse...

Amo gelatina, e como aboli doces, invisto nela sempre q possível, principalmente por causa do colágeno.
Bjs...

Dida - Futura Ex-Gordinha disse...

Eu costumo tomar colágeno hidrolisado!
Beijos

Eduardo disse...

Oii Janaína, tdo bem?? Aqui é o Eduardo, da Handbook, de sp!! hehe

Desculpa a demora para escrever, é q estava sem tempo! caaramba, seu blog é mto bonito, mto caprichado, bacana mesmo!!

Já estreou alguma roupinha? bom, aquela blusinha já deve estar tranquila para vc vestir, afinal, já se passou uma semana, e vc já estava super bem, mas agora, deve estar melhor! hehe

Boa sorte aí nessa batalha q vc vai conseguir mais rápido do q imagina! hehe

Um beijo e manda um beij para as meninas, por favor! rs

Gilva disse...

Amei a matéria!!
bj

Janaína Macedo disse...

Olá, pessoal!
Que bom saber que algo tão simples de fazer pode ser tão benéfico, não é? Vamos comer gelatina!
Eduardo, bem vindo!
Obrigada pelos elogios e incentivo! Usei a blusinha sim. Quem sabe um dia coloco uma foto dela aqui no Blog? ( :
Os beijos foram dados, ok?
Volte sempre!
Beijos!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...