Home

domingo, 30 de janeiro de 2011

Alimentação antroposófica: você já ouviu falar?

Por acaso li essa matéria, que julguei interessantíssima,  no site da Ana Maria, apresentadora que muito aprecio pelo seu jeito humano e otimista de ser. Espero que gostem também!

Todos sabem que alimentação equilibrada é sinônimo de boa saúde. Somos aquilo que comemos e transformamos em energia vital. Quem se alimenta de maneira moderada, escolhendo alimentos vigorosos e bem cultivados, certamente terá um organismo sadio. Seguindo a receita de um cardápio saudável, equilibrado e rico em energia vital, a alimentação antroposófica visa manter o organismo saudável, promovendo o bem-estar para um desenvolvimento humano integral.

A linha clássica da nutrição antroposófica é a ovolactovegetariana. Para essa proposta, tudo que o ser humano precisa para alimentar-se bem deriva de ovos, leite e vegetais. Porém, como não existem regras fixas e nem proibições, a carne também pode ser consumida.
"Há pessoas que sentem necessidade da carne, não dá para proibir. A alimentação antroposófica é uma sugestão para o indivíduo, que, se quiser, poderá compor uma alimentação equilibrada, sem a carne. A escolha é de cada um que poderá optar pelo que considera melhor para si naquele estágio de desenvolvimento", explica a médica Elaine Marasca, presidente da Liga dos Usuários e Amigos da Arte Médica Ampliada (LUAAMA).

De acordo com a alimentação antroposófica, alimentos podem ser consumidos crus, assados e cozidos, evitando-se os fritos. O segredo de uma alimentação sadia, sob o ponto de vista da antroposofia, não está apenas em ingerir alimentos saudáveis, mas que sejam também frescos, de crescimento harmonioso, banhados pela luz solar, potencialmente portadores de vida. "Quando avaliamos um alimento, não consideramos somente o seu princípio ativo; temos que levar em conta seu processo de crescimento, sua relação com o meio e as outras espécies; enfim a harmonia como ecossistema", explica. "Ao ingerir alimentos puros, o indivíduo está se integrando à natureza e ao cosmos", finaliza.

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...