Home

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Suco de laranja: muito além da Vitamina C



Seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, o suco de laranja sempre parece uma boa opção. Um estudo ainda inédito revela: mais do que saboroso, este acompanhante das refeições tipicamente brasileiro também tem um potencial terapêutico ainda não usado e que vai muito além da oferta de vitamina C.

A já conhecida indicação desta bebida para quem está ficando resfriado tem como respaldo o fato da laranja ser fonte de vitamina C, o que promove uma fortificação do sistema imunológico e a proteção contra os vírus.

Agora, os primeiros resultados da pesquisa feita no Instituto do Coração (Incor) – que serão publicados na próxima edição do American Journal of Clinical Nutrition – sugerem que o mesmo alimento, em pouco tempo, pode também servir de dica para pessoas com colesterol alto. O médico cardiologista Joaquim Raposo é quem liderou a pesquisa. Ele constatou em estudos feitos em laboratório que o suco de laranja quando atrelado aos medicamentos para o colesterol potencializava os resultados benéficos da medicação.

“Em pouco tempo de uso combinado (entre remédio e suco) percebemos uma redução quase total das placas de gordura, uma condição chamada de aterosclerose e a grande responsável pelo colesterol ficar alto e ameaçar o coração”, afirma Raposo.


Estes primeiros indícios já foram comemorados mas Raposo afirma: eles ainda não oficializam a entrada do suco de laranja nos receituário dos médicos. “Esta primeira etapa foi feita apenas em coelhos. O próximo passo é testar em humanos, mas tenho convicção para apostar que, em breve, a parceria suco de laranja e medicamento para colesterol vai virar recomendação clínica”, acredita o especialista.

Antioxidante

Antes da pesquisa de Raposo, os componentes do suco de laranja já eram exaltados pela Associação Americana de Cardiologia. Isso porque o alimento é composto por flavonóides, substância antioxidante e, por isso, é considerada benéfica ao coração. Os flavonóides facilitam a circulação e a eliminação de impurezas que entopem as veias, diminuindo assim o risco de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC).

A nutricionista especializada pela Sociedade Brasileira de Medicina Molecular, Flávia Cesar Raduam, acrescenta que frutas cítricas (como é o caso da laranja) são importantes na ação dos radicais livres, protegem as células e retardam o processo de envelhecimento celular.

Calórica?

Por esta coleção de benefícios, o médico Joaquim Raposo considera injusta a fama de “alimento muito calórico” atribuída ao suco de laranja. “As pessoas esquecem que o suco de laranja é rico em fibras e aumenta a sensação de saciedade, um aliado de quem quer fazer reeducação alimentar e perder peso”, diz, rebatendo a informação – exposta na tabela nutricional da Universidade de São Paulo (USP) – de que 200ml do produto têm 128 calorias, mais do que um copo de cerveja, por exemplo.

O alerta feito pelo especialista é que todas essas vantagens são obtidas por meio do suco de laranja típico, ou seja, sem a adição de água, apenas a fruta espremida. O Ministério da Agricultura, este mês, divulgou informativo de que o suco, o néctar, o refresco e o refrigerante feitos de laranja têm porcentagens diferentes da fruta, o que interfere nas quantidades de sódio e de açúcar adicionado, dois ingredientes que – ao contrário da fruta – são maléficos ao sistema cardiocirculatório.

Segundo o material divulgado pela pasta, enquanto o refrigerante alaranjado tem 10% de suco de laranja, o refresco e o néctar (em caixa ou lata) têm ambos, no mínimo 30% de suco. O Ministério informou que estuda a elaboração de uma norma para que no rótulo destes produtos seja obrigatória a informação do percentual de suco usado na composição, para facilitar a escolha do consumidor pelo produto com mais ou menos suco e também o teor de açúcar em cada um deles.

Fonte: DELAS

5 Comentários:

Em Busca da Felicidade disse...

adoroo suco de laranja e percebo qnd adciono ele no meu dia -adia meu organismo trablha certissimo adoroo, otima materia viu tenha uma linda seman bjs no ♥

Mirian disse...

Passando para te desejar uma semana incrivel,
Bj.....

Escrever para Emagrecer by Solange disse...

Olá!
gosto do suco de laranja, mas não dá pra tomar toda hora, pq ele tem em média 5 laranjas, o que é muito.
bjs!

Luciana Kotaka disse...

Adoro suco de laranja,mas cuido da quantidade, pois imagine quantas calorias são consumidas a cada copo. Ótima matéria. Bjks

Janaína Macedo disse...

Olá, pessoal!
Realmente suco de laranja requer moderação por ser calórico. No café-da-manhã é ótimo!
Beijos!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...