Home

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mais água, menos fome!

Li essa matéria e achei de grande utilidade compartilhá-la, assim como todas que publico aqui. 
Não tenho a postura de indicar dietas, nem poderia pois não sou profissional, mas posso sim expressar minha opinião, tanto que sempre deixo claro que para emagrecer o melhor caminho é a Reeducação Alimentar.
Como mal não vai fazer, até porque água é essencial para nossa saúde, acho que adotar a medida de beber água antes das refeições pode ser um truque interessante para enganar a fome.
Mas nem pensem em substituir refeições por água! Para emagrecer com saúde é preciso comer!
Janaína Macedo

O final de novembro marca o início da temporada de gula das festas de final de ano. Mas um passo simples pode ajudar a controlar o consumo de comida: um copo d'água antes das refeições.

Homens e mulheres de dieta vêm sendo incentivados a empregar esse truque há anos, com base no seguinte raciocínio: a água enche o estômago, reduzindo a fome.
Mas apenas nos últimos anos os estudos sustentaram esse argumento.

No mais recente, um teste randômico publicado no jornal "Obesity" em fevereiro, cientistas da Virginia Tech acompanharam um grupo de indivíduos com sobrepeso a partir dos 55 anos em dietas de baixa caloria por cerca de três meses. Metade das pessoas foi orientada a tomar 2 copos d'água antes de cada refeição. No final do estudo, o grupo que tomou água tinha perdido uma média de 7kg, em comparação a 5kg no outro grupo.

Um estudo de 2008 mostrou um efeito similar, encontrando uma redução de 13% no consumo de calorias e sensação de fome em adultos mais velhos, mas teve pouco efeito em participantes com menos de 35 anos. Não está claro o motivo, mas os pesquisadores apontaram que, como os adultos mais velhos possuem risco maior de estarem acima do peso ou serem obesos, estudos mais aprofundados devem determinar se isso é eficaz para a população mais velha.

Estudos também mostram que uma pessoa média ganha cerca de 0,45kg entre o Dia de Ação de Graças e o mês de janeiro. A maioria dos adultos ganha de 0,45kg a 0,90kg por ano ao longo da vida, então evitar o ganho de peso das festas de final de ano já ajuda.

Sendo assim, beber um copo d'água antes das refeições pode reduzir o consumo de calorias, embora o efeito pareça mais notável em pessoas mais velhas.

Tradutor: Gabriela d'Ávila

Fonte: UOL

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...