Home

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alimente-se e fique bela!



O kit de beleza mais poderoso de uma mulher não está na bolsa, e sim no prato. É o que garantem os nutricionistas especializados em alimentação funcional, que sugerem o que comer e o que evitar para ter unhas fortes, cabelos brilhantes e pele sedosa, lisinha e firme.

Os resultados não são imediatos. “A melhora na aparência é perceptível em cerca de 20 a 30 dias a partir da mudança de alimentação. Um benefício mais expressivo vem depois de 60 a 90 dias”, diz Solange de Oliveira Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas Região 3.

Para tirar o melhor dos alimentos, o ideal é preferir as versões in natura. “Mas vale apelar para as frutas congeladas e legumes e verduras pré-preparados, se não der para passar no mercado. Melhor consumir dessa forma do que não consumir”, diz a nutricionista Maysa Pozza.
“Cuidado apenas com sucos industrializados, com alto teor de sódio e açúcar. Ainda assim, é muito melhor um suco industrializado do que um refrigerante”, completa.

Não precisa enlouquecer tentando montar o prato mais saudável do mundo, basta garantir a variedade. “Temos um pequeno estoque de vitaminas no fígado, então se hoje faltou de algum tipo, não tem problema. Provavelmente no próximo dia terá a vitamina que estava faltando”, diz Maysa.
“É preciso ter criatividade, pois as pessoas têm o hábito de comer sempre a mesma coisa”, recomenda Elaine Cristina Rocha de Pádua, nutricionista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A beauté na mesa só funciona se vier acompanhada de sono de boa qualidade e consumo de fibras e líquidos – de preferência, água, suco de frutas sem açúcar adicionado e chás sem cafeína, como os de frutas, branco ou verde. Para melhorar o sono, consuma alimentos ricos em triptofano, como derivados de leite. Nozes e castanhas, banana e alface têm vitaminas e minerais que favorecem um sono mais tranquilo.

Pequenas substituições são um caminho simples para começar a melhorar a alimentação. Calorias “vazias”, como as de salgadinhos e snacks, dão espaço para lanches mais nutritivos. “As castanhas podem ser consumidas no meio da tarde, como um lanchinho, junto com um iogurte, que é rico em cálcio”, exemplifica Maysa. Essa pequena troca já colabora para unhas saudáveis e fortes.

Escorregadelas são permitidas. “Carne vermelha pode ser consumida até três vezes na semana, de preferência as magras e preparações assadas e cozidas, em porções pequenas”, diz Maysa. Alimentos como álcool, embutidos e frituras não devem ser consumidos mais que uma vez por semana.

Confira o guia preparado pela nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua para por mais beleza na mesa:

Sucos para afinar
O segredo é usar alimentos que aumentam o gasto energético. Turbinados com chá verde, vermelho ou branco, eles também aceleram o metabolismo em 5% a 10%. Combinações certeiras: laranja, maçã e acerola; abacaxi e framboesa com água de coco; morango, melancia e limão. Podem ser combinados também com gengibre, couve, cenoura, brócolis, salsinha, semente de linhaça e água bem gelada.

Para retardar o envelhecimento
Tomate, acerola, morango, melancia, cenoura, beterraba, abacaxi, laranja, uva, limão, melão e hortelã são alimentos ricos em flavonóides, carotenóides, polifenóis e outras substâncias antioxidantes com propriedades antiinflamatórias. São diuréticos também, o que ajuda a desinchar

Contra o inchaço
As melhores opções têm alto teor de água: melancia, melão, abacaxi, pêra, uva e morango; entre as frutas, e pepino, abobrinha, chuchu, alface, agrião, rúcula e almeirão entre legumes e verduras. Laranja, banana, kiwi e manga são ricas em potássio, que evita a retenção de líquidos. Água de coco entra no mesmo time

No prato, inclua alface, rica em clorofila, ácido fólico, vitamina C, potássio e fitoquímicos como flavonóides e lactucina, que ajudam no processo de desintoxicação e diminuição do inchaço. Alcachofra, aspargo, chicória são diuréticos e excelentes para manter a flora intestinal saudável e diminuir a barriga

Pele impecável
Todos os antioxidantes colaboram nesse capítulo. Além deles, não dispense cereais, ovos, peixes e produtos lácteos; entre as frutas, acrescente à dieta acerola, caju, goiaba e romã. Outros antioxidantes poderosos são tomate, pimenta, abóbora, mamão, melão, pêssego, damasco, cenoura, pimentão, batata-doce, abobrinha, espinafre e salsa, todos ricos em licopeno. Vegetais folhosos verde-escuros bloqueiam radicais livres. O selênio, antioxidante importantíssimo, é encontrado em nozes, castanha-do-Pará, grãos integrais e frutos do mar

Para combater a celulite
Conte com café, chá preto e cacau, estimulantes vasculares, e castanha-da-índia, mamão e abacaxi (antiinflamatórios e antiedema) para amenizar a celulite

Cabelo forte e brilhante
Capriche na água e consuma ômega 3 (atum, salmão, cavalinha e sardinha têm altas concentrações), para nutrir fios, hidratar e fortalecer a estrutura dos fios ao longo do crescimento. Por ter ação antiinflamatória, o ômega 3 reduz a coceira e a caspa e é útil no tratamento do eczema e psoríase do couro cabeludo.

Para combater a queda de cabelo, cenoura crua, batata-doce, beterraba, acelga, chicória, espinafre, pimentão, abóbora madura, mamão, manga, pêssego fresco, tomate, grãos integrais, couve, brócolis, repolho, ervilha verde, lentilha, feijão, soja, amêndoas, abacate, ameixa, banana, melancia, carnes magras, germe e farelo de trigo, aveia, margarina de milho e pão de trigo integral

Unhas bem nutridas
Coma laranja, pimentão amarelo, mamão e morango; folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais; peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais; proteína animal garante proteínas do complexo B.

Por Verônica Mambrini, iG São Paulo

Fonte: DELAS

4 Comentários:

lllll disse...

Oi amiga,
muito boa as dicas...
de fato tudo o q precisamos basicamente estão nas frutas e legumes né... não sei pq teimamos em querer os industrializados.
ótima semana!
Bjinhoss!

Muriel disse...

Oi, Lindinha..
Tem toda a razão...
Depois que comecei a ingerir mais verduras, legumes e frutas minha pele teve uma melhora muito grande.. Até a hidratação melhoro..
É tudo de bom...
Adorei o post..Bjus no coração...

Dida - Futura Ex-Gordinha disse...

Tudo isso é verdade!
Vamos lá então!
Beijos

luciana kotaka disse...

Otima matéria amiga. Comer bem nos deixa leve, com nosso corpo funcionando redondinho. Uma beijoca

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...