Home

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Higienizando os vegetais


A possibilidade de ingerir pesticidas e outros contaminantes pode deixar menos atraentes os produtos agrícolas vendidos em feiras e supermercados.

O problema é que, muitas vezes, comprar produtos orgânicos reduz os riscos, mas não representa uma garantia contra alguns elementos patogênicos desse tipo de alimento.

Cientistas descobriram algumas medidas caseiras eficientes que podem eliminar germes e pesticidas. A mais simples delas? Lavar na água da torneira, o que funciona tão bem quanto uma solução com um pouco de sabão ou deixar de molho em outros produtos.

Em estudos feitos na Estação de Agricultura Experimental de Connecticut (Estados Unidos), por exemplo, pesquisadores compararam métodos de remoção de pesticidas em 196 amostras de alface, morangos e tomates. Alguns foram lavados na água da torneira durante um minuto; outros foram deixados de molho numa solução de 1% de sabão ou outros produtos. A água da torneira “reduziu significativamente” os resíduos de 9 entre 12 pesticidas, e funcionou tão bem quanto o sabão e produtos de limpeza, segundo os estudos. E a temperatura da água não importou. A chave foi a fricção.

“A ação mecânica de esfregar os produtos sob a água da torneira é provavelmente a responsável por remover resíduos de pesticidas”, escreveram os cientistas.

Além da lavagem mecânica, contra microorganismos, tente lavar os produtos com uma leve solução de vinagre diluído em água. Bastam duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água.

Num estudo de 2003 da Universidade da Flórida (EUA), pesquisadores testaram desinfetantes em morangos contaminados com a bactéria E. coli e outros germes, e descobriram que a mistura de vinagre reduzia bactérias em 90% e vírus em 95%.

Conclusão: para remover pesticidas e germes, banhe as frutas e legumes numa solução de vinagre, em seguida lave-os com água da torneira por ao menos 30 segundos.

Por Anahad O'connor, The New York Times

Fonte: DELAS

2 Comentários:

luciana kotaka disse...

Oi amiga, se falando de verduras e legumes, temos que cuidar mesmo, para não nos contaminar. Boa postagem a de hoje. Beijocas

Janaína Macedo disse...

Olá, Luciana!

Todo cuidado é pouco quando se trata de higienizar os vegetais. Mas vale a pena esse cuidado, pois precisamos deles para uma alimentação saudável, não é mesmo?

Beijos!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...