Home

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cozinhar: resgate esse hábito!


Com a vida moderna deixamos de lado o prazer de cozinhar em casa. O rítmo pesado de trabalho, perda de tempo com trânsito, compromissos com a família, fazem cada vez mais deixarmos de lado o costume de cozinhar. Sem falar da vaidade, que faz muitas pessoas correrem da lavação de louças e cheiro de alho.

Para quem quer emagrecer é preciso resgatar esse costume.
Comer em restaurantes pode colaborar para o excesso nas refeições. Normalmente, quem almoça na rua, opta pelo self-service, que oferece inúmeros pratos.

Observo que as pessoas ficam "zonzas" e acabam fazendo uma verdadeira miscelânea no prato. Escolhem mais de um tipo de carne, comem arroz mas não abrem mão das variadas tortas, da batata-frita, e ainda completam com as diversas saladas tipo "maionese"! Não é verdade?

Não temos que abrir mão do que gostamos, mas essa mistura acaba resultando em quantidade exagerada. Existe também o fato de que é interessante escolher um alimento de cada grupo, exceto os vegetais que podemos abusar.

Quando fazemos as refeições em casa, temos também a vantagem de diminuir o uso de óleo e sal no preparo do alimento, caprichando nos temperos naturais para realçar o sabor.

Cozinhando, além dos benefícios de controlar melhor o que comemos, temos o prazer de acarinhar a família com um tempero especial: nosso amor.

Quer melhor?

Janaína Macedo

6 Comentários:

Taci e Tom disse...

Amiga, amo cozinhar!! E também acho importante pra R.A comer em casa!! Assim não só sabemos o que estamos comendo como temos certeza de como foi preparado!! Bjkas!

Ateliê Manoela Nunes disse...

Adorei o texto!!!

Acabei de ler, pois antes - antes digo, durante o dia - estava trabalhando e não deu para passar aqui.

Beijocas amada.

Manu

Daniela Sousa disse...

Com o ingresso da mulher no mercado de trabalho, cozinha-se cada vez menos em casa, pela falta de tempo somos obrigados a fazer refeições em restaurantes que, geralmente, oferece pratos que instigam nossos olhos, porém bastante calóricos. Optar pelo self-service é uma boa opção, devido a variedade de alimentos, tipo salada e podemos escolher pratos mais saudáveis. Porém temos que ter cuidado em alguns pontos. Os restaurantes Self-service, geralmente, não armazenam a omida numa temperatura adequada, naquela bandeja em que pegamos o alimento, tem q ter uma temperatura de 60º o que muitas vezes não acontece, causando assim proliferação de microrganismo, muitas vezes patogênicos. Por isso, se vai se alimentar em um self-service, faça isso entre as 11:00 e 12:00 horas. Pois o almoço ainda está em temperatura adequada e evita a multiplicação de bactérias.
Mas o ideal mesmo é que possamos resgatar o hábito de cozinhar em casa. Sem dúvida é o mais saudável.

Unknown disse...

Olá, Janaína :}

Adorei seu blog!

Obrigada pela visita, só agora vi seu comentário... Espero conseguir arrumar o meu direitinho em breve, aí colocarei o seu no blogroll.

Bjs

*NUTRICIONISTA ALINE DE FARIAS SOARES* disse...

Olá amiga Janaína!
Com a possibilidade de se alimentar em vários lugares diferentes, indivíduos optam por não realizar as refeições em casa, tornando o momento de se nutrir apenas um hábito. É preciso no entanto, resgatar ou iniciar por vontade própria o preparo das refeições em casa, até pq ai vc será o mediador de suas porções alimentares.
Muito bom o post. Bjos e ótimo final de semana à vc

Janaína Macedo disse...

Obrigada a todas pelas dicas e elogios!
Muito bom tê-las aqui compartilhando opiniões.
É isso mesmo, vamos cozinhar!
Beijos!
( :

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...