Home

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Temperos prontos: cuidado com o excesso de sódio!

 
A praticidade dos temperos industrializados custa caro para a saúde. Nenhuma das 19 principais variedades do produto vendidas no País tem o consumo recomendado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) em razão da alta concentração de sódio. Foram investigados itens em pó, pasta e tablete. Entre as amostras analisadas, três delas continham - em uma porção pequena, equivalente a uma colher de chá ou tablete - 70% da quantidade de sódio indicada para um dia inteiro. Os campeões do sódio, de acordo com a Proteste, são os temperos à base de alho e sal, vendidos sob a forma de pasta, em potes. O primeiro da lista, aliás, traz a inscrição 'sabor natural' na embalagem.

Com a ingestão dos temperos, garante a Proteste, o risco de passar do limite em relação ao sódio aumenta - um perigo sobretudo para hipertensos. "O consumidor ultrapassará a quantidade recomendada porque, além dos temperos, irá ingerir outros alimentos com sódio ao longo do dia", diz a nutricionista da Proteste, Manuela Dias.

O sódio em excesso é apontado pelos médicos como o principal vilão da hipertensão - e, portanto, participa do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Elas afetam 308 mil pessoas no País, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). "Metade poderia ser evitada com medidas preventivas, como o respeito ao limite do consumo de sódio por dia", diz o cardiologista e coordenador de ações sociais da SBC, Carlos Alberto Machado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha o consumo diário máximo de 2 g de sódio. Algumas pessoas devem ter atenção redobrada. "Cardiopatas, hipertensos, pacientes com problemas renais, neurológicos ou que usem medicamentos antidepressivos estão no grupo que corre mais risco com o excesso (de sódio)", diz o cardiologista Martino Martinelli Filho, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas.

Os especialistas explicam que o sódio controla o funcionamento elétrico das células e é responsável pelos estímulos cerebrais, entre outras funções. "Não podemos criminalizar o sódio. É um nutriente absolutamente importante, que deve ter exageros evitados", observa o nutrólogo Andrea Bottoni, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para evitar excessos, os médicos aconselham a substituição dos temperos prontos por ingredientes naturais. "Ervas para dar o aroma à comida, cebola e alho para dar gosto", indica Bottoni.

As informações são do Jornal da Tarde. 
AE

Fonte: UOL

4 Comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post...realmente temos que tomar cuidado com o sódio, e os alimentos industrializados normalmente são bem ricos nesse mineral né?
Vou aproveitar q vc falou sobre sódio e colocar uma receitinha do famoso sal de ervas...rs..mara...
Bjoos
Deus te abençoe

*NUTRICIONISTA ALINE DE FARIAS SOARES* disse...

Oi! muito bom mesmo o post Janaína!Serve de alerta. Até 2.400mg de sódio são aceitáveis, o que equivale a 6 g de sal! Muita gente excede esse valor, tanto é que o valor utilizado por muitos brasileiros ultrapassa 10g/dia. É de se pensar né...afinal os temperos naturais estão ai e são ótimas opções de uso. Abraço

Janaína Macedo disse...

Olá, Lidi!
O perigo do sódio é esse, por isso ao cozinhar devemos moderar a quantidade do sal. Evitar o hábito do saleiro é uma boa ideia.
Vou conferir a receita, hein!
Beijos!

Janaína Macedo disse...

Olá, Aline!
Temos que fazer nossa parte e evitar, já que temos consciência do mal que o excesso de sódio nos faz. Como você disse, abusar dos temperos naturais é uma ótima opção!
Beijos!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...