Home

sábado, 10 de julho de 2010

Não "pule" o café da manhã!




O café da manhã, ou desjejum, apresenta um importante papel no que se refere à alimentação. Por ser a primeira fonte de nutrientes que o corpo recebe no dia, é ele que vai garantir a energia necessária às atividades do indivíduo durante o seu dia.

Para o consumo neste horário, os alimentos mais indicados são, basicamente:

- Carboidratos: pães, torradas, cereais matinais, bolachas e barrinhas de cereais (preferencialmente um a  dois tipos de alimentos deste grupo). Para quem busca redução do peso, cuidar com as quantidades e evitar os que apresentem maior adição de açúcar e gorduras, principalmente os doces e recheados. Devem ser valorizados os produtos integrais.

- Frutas: é importante que pelo menos uma opção de fruta esteja presente no café da manhã. Quanto maior a diversidade deste grupo, melhor o aproveitamento de vitaminas e minerais, os quais variam de fruta para fruta.

 - Leite e derivados (queijos e iogurtes): ingira pelo menos  uma a  duas opções. Devem ser valorizadas as versões que sejam desnatadas.
Deixar de se alimentar pela manhã pode interferir na concentração e no desempenho das atividades realizadas no início e no decorrer do dia. Além disso, ficar muito tempo sem comer interfere no gasto energético do corpo. O metabolismo fica mais lento, pois o corpo tende a economizar energia por não saber “quando será a sua próxima refeição”. Isto é péssimo, principalmente para quem quer emagrecer.

O café da manhã facilita o controle do apetite para as próximas refeições do dia, além de estimular o gasto de energia para a digestão e a absorção dos alimentos consumidos. As pessoas devem sim tomar o café da manhã, mas é necessário que cuidem das quantidades e valorizem alimentos saudáveis, para tal momento.

CAPRICHE NA DOSE DE SAÚDE DE SEU CAFÉ DA MANHÃ!


Texto revisado por Paulo Daher.

5 Comentários:

Paula - Blog TodaBeleza disse...

Oi Jana,

Super bacana o seu blog com tantas informações importantes sobre emagrecimento com saúde. Tudo de bom!

Beijos,
Paula, Shirley, Isadora e Ruiz

Luciana Kotaka disse...

Olá Jana, ótima matéria, eu adoro um café pela manhã. Bjks querida

Janaína Macedo disse...

Olá, Equipe TodaBeleza!
A ideia é essa: emagrecer com saúde.
Muito obrigada pela visita!
Beijos!

Janaína Macedo disse...

Oi, Luciana!
Adoro café e sua visita também.
Venha sempre!
Beijos!

Kiki disse...

Estava escrevendo meu novo post, quando lembrei desse seu post sobre o café da manhã. Vim aqui ver, e como sempre, o seu blog está cheio de coisas interesantes e úteis!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...