Home

sábado, 24 de julho de 2010

Dieta: cada fase, uma necessidade


Toda mulher já experimentou, na prática, as mudanças do seu corpo com a idade. A medida que as mulheres envelhecem, parece que emagrecer – por exemplo – se torna cada vez mais difícil. Por isso, a dieta para cada fase da vida deve ser diferente.

 Conforme a idade avança, mudam nutrientes dos quais o corpo necessita, especialmente para as mulheres. E a ingestão de calorias deve ser menor, uma vez que o metabolismo fica mais lento, explica o nutricionista Carlos Henrique Pirazzo.

O nutricionista alega que as dietas, no geral, são parecidas. E os hábitos alimentares devem ser levados em conta. “O comportamento alimentar de uma pessoa de 20 anos que estuda da de 30 que trabalha é diferente. Aos 20 anos, a pessoa pode ter tempo para parar para comer de três em três horas, por exemplo".


Confira a seguir dicas para cada idade:
20 anos

“É mais fácil perder peso. As pessoas mais novas tendem a aderir mais a dieta porque elas fazem efeito mais rápido", diz Pizarro. Neste período, vale investir em uma alimentação saudável, escolhendo alimentos integrais, menos industrializados.

30 anos

Nesta idade, muitas mulheres pensam em engravidar. Por isso, "precisam ingerir alimentos ricos em ferro e ácido fólico". Entre eles estão as verduras de folhagem escura (que podem ter a absorção do mineral potencializada com a associação de uma fruta ácida, com laranja), carnes (como fígado), grãos integrais. Invista ainda em refeições equilibradas em carboidratos, proteínas e gorduras.

40 anos

Com as mudanças hormonais pelas quais o corpo passa com a chegada da menopausa, acrescente alimentos como linhaça e soja - que auxiliam na reposição dos hormônios.

50 anos

“A partir dos 50 anos, a necessidade de ferro diminui, mas aumenta a de cálcio e de vitamina D.” Por isso, acrescente em sua dieta alimentos ricos nestes nutrientes. Leites e derivados, leguminosas, verduras e frutas são fontes de cálcio. E peixes como o salmão são fonte de vitamina D, assim como derivados de leite. Para sintetizar a vitamina, é necessária a exposição ao sol.


Fonte: GNT

4 Comentários:

Dricka disse...

Oi Janaína. Obrigada por sua visita.
O que fazemos para nos curar deste mal que é a obesidade?
Estou na luta.
Vou te seguir.
Beijos!

Janaína Macedo disse...

Olá, Dricka!
Bem vinda!
Podemos mudar nossos hábitos, em busca de uma vida mais saudável. Sei que é difícil, mas é possível.
Força!
Beijos!

Unknown disse...

Muito bom o texto, e realmente é verdade, temos que mudar todos os hábitos,ninquém escapa, bjks

Janaína Macedo disse...

Olá, Luciana!
Sim, temos que mudar mesmo nossos hábitos para viver bem, e você nos orienta muito bem quanto a isso!
Beijos!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...