Home

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Adaptações lights



Por Iális Morais

Disponho aqui algumas das técnicas que utilizamos para diminuir a gordura ou as calorias dos pratos mais comuns dentro dos planos alimentares.



- ARROZ LIGHT: substitua parte do arroz por repolho ou couve-flor de vez em quando. Frite o arroz com cebola, água e sal. Complete com água e deixe cozinhar. Só coloque o vegetal cozido e misture após o arroz pronto. Salpique com salsa (se preferir).

- LENTILHA E FEIJÃO LIGHT: diminua a quantidade de grãos e coloque legumes, como pedaços de pimentão, abóbora, cebolas e até pedacinhos de carnes bem magras. Acrescente alho, cebola, salsa, orégano, sal e louro. Junte este molho após cozido o feijão e ferva por 10 minutos.

- MASSAS: use molhos light (à base de iogurte desnatado, requeijão light, tomates, carnes magras). Regue com azeite de oliva extra virgem (pouco) e no verão, saladas com maionese falsa e legumes.

- PASTEL E CIA: somente de forno recheados com carnes brancas, legumes e em último caso frios magros.

- OMELETES OU RECEITAS COM OVOS: use uma gema para duas claras e substitua o queijo prato por queijo minas frescal, tomate e cebola intercalados, e salpique com salsa. Cozinhe no microondas ou frigideira antiaderente.

- POLENTA OU PURÊ: divida a receita pela metade com abóbora e cenoura refogada com alho e cebola. Cozinhe bem e junte 50 ml de leite desnatado, misturando até formar um creme. Adicione a batata cozida amassada ou duas colheres de farinha de milho e deixe engrossar. O valor calórico se resumirá pela metade.

- EMPANAR CARNES: use clara de ovo batida, passe na farinha de rosca ou fibra de trigo e asse no forno por 20 minutos.

- FRITAR BATATAS: corte a batata em rodelas bem finas. Coloque no forno em fôrma forrada com papel alumínio. Deixe assar até dourar.

- BACON: embrulhe o bacon (pedaços pequenos) em guardanapos e deixe no forno microondas durante aproximadamente 1 minuto. Use a parte mais magra.



www.ialismorais.blogspot.com

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...