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terça-feira, 7 de junho de 2011

Linhaça e seus benefícios



Que a linhaça é excelente para a saúde já sabemos. Hoje podemos encontrá-la facilmente em supermercados, tornando fácil o consumo dessa semente tão falada.

A Nutricionista Fabiana Borrego explica as vantagens de incluir a linhaça em nossa alimentação:

Não é de hoje que se fala dos benefícios dessa semente. Há desenhos da linhaça em tumbas egípcias datadas de antes de Cristo. Na Idade Média a semente chegou a ser uma espécie de amuleto contra a feitiçaria. Hoje, suas sementes perderam a velha fama de afastar as bruxas, em compensação, ganham prestígio por serem capazes de prevenir e ajudar a combater diversas doenças.
A linhaça é uma semente repleta de benefícios, como combater o colesterol “ruim” o famoso LDL, reforça as defesas do organismo, ajudar a tratar o diabete, alivia os sinais da menopausa, evita o aparecimento de tumores na próstata e nos ovários, além de ser muito auxiliar no tratamento da constipação intestinal.
Quando o problema é a constipação intestinal, a ingestão diária pode auxiliar e muito no tratamento, 2 colheres de sopa diariamente pode fazer milagres, em forma de semente ou de farinha. A linhaça é rica em fibras insolúveis, que não são digeridas pelo nosso e consequentemente, serão grandes auxiliares no trânsito intestinal.
Já quem tem o colesterol alto e está fugindo do consumo de alimentos com alto teor de colesterol, podem substituir o ovo de preparações, como bolos e pães, pela linhaça. O preparo é bem simples, basta substituir um ovo pela receitinha: 1 colher de sopa de semente de linhaça e 1 xícara de chá de água e deixe cozinhar em fogo baixo, assim que essa mistura ferver, é só bater no liquidificador e usar na receita em substituição ao ovo. A linhaça além de ser auxiliar para o tratamento do colesterol entrando como substituta do ovo, ajuda por conter os ácido graxos ômega 3 e 6.
Tanta proteção é resultado da ação de uma substância chamada lignana. Essa substância é grande aliada para as mulheres na época da menopausa, pois ela participa com sucesso de algumas reações celulares, fazendo as vezes dos hormônios que começam a ficar escassos, como e estrógeno. As sementes também são fontes de ácido linolênico, essencial para a composição das moléculas da hemoglobina, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e glicose na corrente sanguínea.
A casca da linhaça que é rica em proteínas, minerais e vitaminas. Entre as vitaminas presentes na linhaça o destaque vai para a vitamina E, que contribui para evitar o envelhecimento precoce.
O consumo diário da linhaça, que pode ser a escura como a dourada, deve ser de até 5 xícaras de chá por dia.

Depois de todas essas informações dadas pela Fabiana Borrego, que tal incluir a linhaça na lista de compras do supermercado e usar a criatividade?

Algumas sugestões:

Polvilhar a linhaça em frutas;
Incluir em vitaminas ou sucos de frutas;
Preparo de bolos e pães;
Usar em forma de pó em caldos de feijão, sopas e cremes depois de prontos.
Nesse último caso, em forma de pó, eu trituro no liquidificador a quantidade desejada, ao invés de comprá-la já na versão pó.

Receitinha fácil

Bater no liquidificador:
½ copo de leite desnatado;
02 colheres (sopa) de gelatina pronta de qualquer sabor;
01 colher (sopa) cheia de linhaça;
Adoçante (opcional).
Essa é uma opção prática e gostosa quando faltar frutas em casa.



 Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos
fabiana@chefnutri.com.br

2 Comentários:

Maria disse...

bom dia! ótimas dicas, amei

um grande abraço!

Anônimo disse...

Há muito tempo venho lendo informações sobre o uso de semente de linhaça e sempre leio nos artigos que o consumo diário, seguro, é de até 2 colheres de sopa.Agora li que são até 5 xícaras de chá! fiquei em dúvida, agora.
Gladys (18/06/2011)

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