Home

quarta-feira, 9 de março de 2011

Propriedades nutricionais e funcionais do abacate


O abacate, é o pseudofruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada e muito popular no Brasil. São conhecidas mais de 500 variedades do fruto, sendo de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana.

Esse fruto foi amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século XIX. O nome nahuatl (asteca) do fruto é ahuacatl (o qual significa testículo – analogia com a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate. É um fruto arrendondado ou piriforme, de peso médio de 500 a 1.500g. Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro. As suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa).

Em relação às suas propriedades nutricionais, o abacate possui em 100 gramas: 15g de lipídeos, 2g de proteínas e 8,5g de carboidratos. É rico em lipídeos monoinsaturados, especialmente em ácido oléico, o que confere a esse fruto diversas propriedades cardioprotetoras. É fonte ainda de vitamina E e glutationa, potentes antioxidantes que neutralizam radicais livres que, quando em excesso, se associam à doenças crônicas.

O consumo de abacate auxilia no tratamento de doenças crônicas, especialmente das cardiopatias, diabetes e dislipidemias. Diminui as concentrações de triglicerídeos, colesterol e LDL no sangue, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de HDL. Apresenta também propriedades anticoagulante, digestiva, laxante, destoxificante, imunoestimulante e anti-inflamatória.

Outro composto com diversos efeitos o organismo, presente no abacate, é o beta-sitosterol. Essa substância possui atividades bactericida, antiviral, fungicida e anti-inflamatória. Esse fitosterol isolado ou em combinação com outros esteróis tem demonstrado efeito em reduzir os níveis de colesterol sanguíneo ao inibir sua captação intestinal. Essa ação pode auxiliar ainda em dietas para a perda de peso.

O beta-sitosterol age diretamente no fígado equilibrando os níveis de HDL e LDL no sangue. Além disso, reduz a dilatação da próstata, prevenindo e auxiliando no tratamento do câncer. Isso ocorre por meio de uma ação específica sobre o fígado, inibindo uma enzima que atua na conversão da testosterona à hidrotestosterona, que ao se ligar a receptores androgênicos ocasiona aumento da próstata, queda de cabelo, disfunções vasculares e possibilidade de impotência.

Na mulher, o beta-sitosterol acarreta um efeito antiestrogênico, prevenindo o desenvolvimento de ginecomastia, retenção de líquidos e aumento de peso principalmente na fase da TPM. Esse ativo também possui propriedade especial sobre a imunidade e com isso auxilia no tratamento de doenças como câncer, SIDA e infecções e ainda tem demonstrado efeito normalizador da glicose no sangue e nos níveis de insulina nos diabetes do tipo I e II. Reduz níveis de glicose no sangue por uma ação inibitória-reguladora da enzima glucose-6-fosfatase.

O abacate apresenta ainda níveis moderados de alfacaroteno. Seu poder antioxidante protege contra a oxidação do LDL, reduzindo o risco de aterosclerose. Outra doença que parece ter associação com os níveis desse composto no organismo é a doença de Alzheimer. Pesquisas concluíram que níveis baixos desse fitoquímico podem influenciar no desenvolvimento dessa patologia.

Por Fernanda Damas

O SigaSuaDieta traz o que tem de melhor em informação quando o assunto é Nutrição. Nosso objetivo é divulgar este tema, de forma prática e objetiva, de maneira que possamos realmente aplicá-lo no nosso cotidiano, melhorando nosso rendimento, saúde e qualidade de vida.

7 Comentários:

Shirley Mello | TodaBeleza disse...

Eu não sou muito fã de abacate, comi muito qdo era criança, enjoei.
Ainda hj assisti uma matéria falando da importância do abacate, muito interessante.
Bjs...

Anônimo disse...

me falaram tanto que abacate engorda que ainda vejo ele como uma bomba..rsrs

Dida - Futura Ex-Gordinha disse...

Amo abacate!
Delicía!
Beijos

Janaína Macedo disse...

Isso acontece, Shirley, mas você pode usar em saladas! Que tal?


Olá, Mayara!
Muitas vezes nos equivocamos sobre algum alimento. Agora você já sabe!

Também adoro abacate, Dida! Que bom que faz bem, não é?! ( :

Anônimo disse...

Muito boa a matéria.Obrigada por nos deixar informadas.

Antonio Pinto de Sousa disse...

Como é bom entender melhor a realidade ao nosso redor, especialmente saber mais sobre os principais nutrientes. Acostume-se a comer abacate puro, como o faz com a maçã, a pera, o caqui, etc. Verá o quanto é bom para a conservação da saúde. Boa saúde a todos. Abraços...Antonio.

Monica Burich disse...

Adorei a explicação das propriedades do abacate. Eu ontem fiz um sorvete de abacate e coloquei essa sua explicação com o seu link lá no meu blog, tá?
http://deliciosarotina.blogspot.com.br/2012/10/sorvete-de-abacate.html

Abçs
Monica

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...