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terça-feira, 15 de março de 2011

Leve o alimento de casa!


Uma das situações que muito atrapalham o emagrecimento é comer fora de casa. Digo isso por experiência própria, pois sei que somente quando temos hábitos firmes conseguimos não extrapolar quando é preciso fazer refeições na rua.
Em restaurantes ou lanchonetes comemos muitas vezes além da conta porque temos uma variedade grande sendo oferecida. Exageramos na quantidade servida porque não resistimos ao aroma e a boa aparência de alguns pratos.
A matéria a seguir dá dicas para emagrecer apostando na ideia de levar o alimento de casa para o trabalho. 
Boa leitura!


O Globo Repórter, da última sexta-feira (11), mostrou como a obesidade está tornando um problema cada vez mais sério para o brasileiro. Uma pesquisa inédita do Ministério da Saúde revelou números alarmantes. A cada ano, cresce em 1,5%, o número de pessoas acima do peso no país. A pesquisa também concluiu que hoje 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. E para falar do assunto, o programa convidou a nutricionista Ana Dâmaso, da Unifesp, para participar de um bate-papo aqui no site. Leia abaixo, os principais trechos desta entrevista.

Falta de tempo x alimentação saudável

“A gente incentiva os pacientes que tratamos por conta da obesidade a levar seu próprio alimento para o trabalho. É uma forma de diminuir os custos e aumentar a qualidade da alimentação. Em casa, deve-se fazer a mesma coisa, preparar alimentos mais leves. Durante a noite o metabolismo do corpo diminui. Portanto, é importante evitar alimentos muito calóricos neste horário”.

“Eu dou uma dica que eu mesmo sigo. Levo todos os dias uma fruta para a universidade. Levar o lanche para a escola ou trabalho é uma coisa que a maioria das pessoas têm vergonha de fazer, mas é saudável e não custa muito. E para ser sincera, quando viajo pelo mundo afora, vejo que se faz muito isso lá fora. E por que não fazermos também? Levar uma fruta ou outro alimento saudável para o trabalho é só uma questão de melhorar a qualidade da própria alimentação”.

Dietas

“Quanto mais a gente passa fome, mais o organismo tende a guardar o alimento da próxima refeição. Então, há um acúmulo excessivo. Uma dieta que seja balanceada e também fracionada ao longo do dia é melhor. O organismo não se sente privado de alimento e por isso não irá guardar aquele próximo alimento que será ingerido. “

“É muito perigoso criar sua própria dieta, por causa da falta de equilíbrio que pode levar a problemas como anemia, anorexia, distúrbios de sono etc. O conselho que eu daria é que se deve procurar um nutricionista, um bom profissional, para que se garanta o equilíbrio alimentar.”

“Os alimentos funcionais são bons quando você tem em paralelo uma dieta completa balanceada.”

Distúrbios alimentares

“Apesar de não estar dentro da minha especialidade, com a minha experiência na área de saúde, posso afirmar que pelo menos 80% daqueles que procuram tratamento para obesidade em nosso laboratório têm algum sinal de ansiedade ou depressão”.
Ritmo para a perda de peso

“É normal diminuir o ritmo da perda de peso ao longo de um tempo. Nós chamamos isso de um novo ponto de equilíbrio que o corpo encontra. Ele entende que está tendo menos ingestão de alimento e vai diminuindo a perda gradativamente. A pessoa então vai ficar estagnada naquele ponto, sem conseguir emagrecer. Nesta hora é quando o profissional de saúde e a pessoa interessada em emagrecer devem buscar um novo ponto de equilíbrio para que volte a acontecer uma redução de peso”.

Cirurgia bariátrica

“Na verdade, a pessoa que se submete a uma cirurgia bariátrica causa uma mudança muito radical. Após a cirurgia, é necessário controlar a ingestão de alimento, há chances de que se volte a engordar. Agora, a pessoa que tem consciência de que é importante controlar a alimentação e praticar exercícios físicos, tem uma chance de sucesso enorme”.

Cerveja

“Sim, a cerveja engorda. Um grama de álcool tem 7 calorias e também é metabolizado muito lentamente. Outro detalhe, quem bebe cerveja, costumar acompanhá-la com um petisco, que normalmente é uma fritura. Então, é importante beber com moderação e evitar as gorduras saturadas”.



Leia também: Lancheira para gente grande

4 Comentários:

Helena disse...

Oi, Amiga! Amei sua postagem, também estou recomeçando...fiquei animada com o seu post. O caminho é este. Siga em frente que estarei vindo aqui pra conferir seus resultados. Bjs e boa Semana Light.

Jamille disse...

Realmente comer fora de casa atrapalha, as tentações são maiores e precisamos no controlar mais ainda.
Ótima matéria. Estou adquirindo o hábito de levar alimentos comigo. Bjo!

Luciana Kotaka disse...

Isso amiga, essa é uma estratégia que dá certo. Importante tomar essas medidas assertivas. Bjks

Uma Futura Magra disse...

Levar o lanche garante uma melhor nutrição, pois escolhemos o que levar. Quando deixamos para comprar nas proximidades do trabalho, acabamos comendo "com os olhos" ao invés do necessário.

Obrigada por deixarem suas opiniões, elas são sempre bem vindas!
Beijos! ( :

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