Home

domingo, 12 de dezembro de 2010

Para refletir - Final




O equilíbrio entre fome e saciedade

Há uma crença equivocada de que a sensação de fome está alterada nas pessoas que comem muito e/ou que são obesas. Muitas delas chegam ao consultório desejosas de tomarem algum medicamento que "corte" a fome. A crença é de que essas pessoas têm mais fome do que as demais. Grande equívoco. As pessoas que comem mais e/ou são obesas tem, na realidade, uma grande falha nos sinais de saciedade. Comem e não sentem saciadas e continuam comendo. Mesmo assim, muitas vezes até interrompem a refeição, mas mediante grande esforço, pois comeriam muito mais se pudessem.

Fome é normal e bem-vinda. O que precisamos é treinar saciedade. Para tanto, há várias recomendações que podem ser úteis como comer devagar, não dispensar uma entrada de saladas, consumir alimentos integrais ou ricos em fibras, comer a intervalos regulares e com a atenção voltada para a refeição. Parecem medidas de fácil implementação, mas requerem disciplina e envolvimento em um plano nutricional bem definido. Na verdade, nada disso é fácil, mas não são barreiras intransponíveis e vale a pena tentar.

Fonte: CITEN

2 Comentários:

Ana disse...

É esse caminho que eu venho seguindo. O problema de quem engorda também é comer mesmo sem fome, só por vício.

baxie disse...

Seus posts para refletir estão muito reflexivos!! Gostei e concordo.

e tb concordo com o comentário da bruxa do 203. O vício de comer, principalmente de comer quando não tem nada pra fazer, é um problema complicado.

bjos

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...