Home

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O consumo regular de ovo é benéfico ou maléfico à saúde?



Durante muitos anos, o consumo regular de ovo foi fadado como prejudicial à saúde principalmente por seu conteúdo de colesterol. Entretanto, atualmente sabe-se que este alimento não se correlaciona ao risco de doenças cardiovasculares, inclusive com consumo diário. Pelo contrário!! O ovo é uma excelente fonte de nutrientes como proteínas, vitaminas como riboflavina, piridoxina, colina, vitamina A, vitamina E e minerais como zinco, cálcio e selênio. Além disso, os ovos são importantes fontes de luteína e zeaxantina, compostos bioativos antioxidantes que promovem saúde dos olhos.
É muito importante considerar o modo de preparo para o consumo dos ovos, já que uma grande parcela da população o consome preferencialmente frito, que associa-se ao processo de inflamação, com consequente surgimento de diversas doenças crônicas como aterosclerose, resistência à insulina e diabetes.
O ideal seria o consumo do ovo quente, cozido ou ainda, o pochet que, assim como o ovo quente, a gema fica mal cozida: quanto menos cozida a gema, maior é o aproveitamento dos nutrientes deste alimento. A colina, vitamina importante para a memória, por exemplo, se perde facilmente com o calor. Entretanto, o consumo deste alimento mal cozido só pode ser feito se o ovo for caipira: no ovo de granja há mais chances de contaminação pela salmonella. O consumo de ovo cru em hipótese nenhuma é recomendado: além de maior risco de contaminação, na clara, a avidina impede a absorção de uma importante vitamina do complexo B, a biotina, que está relacionada com a saúde de cabelos e unhas. Com a cocção esta enzima é inativada.
Em relação ao colesterol, mais importante do que excluir os alimentos fontes da nossa dieta diária, é controlar a produção pelo nosso organismo. Diariamente precisamos de aproximadamente 1g de colesterol, sendo que 200mg deve vir da alimentação e 800 mg são produzidos pelo fígado. Portanto, para os que possuem problemas com altos níveis de colesterol, a dieta deverá ser equilibrada, rica principalmente em fibras. As fibras, quando chegam ao intestino, são metabolizadas pelas bactérias saudáveis e se transformam em substâncias que controlam a produção de colesterol pelo organismo. Ou seja, melhor do que excluir este alimento tão rico em nutrientes é adequar a quantidade de fibras na alimentação.
Outro ponto que deve ser ressaltado é o potencial alergênico do ovo: alguns indivíduos podem apresentar reações ao consumir este produto. Isto deve-se a algumas substâncias presentes que inibem a ação de enzimas proteolíticas, que digerem proteínas, acarretando em reações diversas como má digestão, flatulência excessiva e até erupções na pele. Por isso verifique se ao consumir ovo ocorre alguma manifestação indesejável, caso contrário utilize sim esse alimento regularmente na sua dieta pois os benefícios nutricionais são inúmeros!!

Por Fernanda Damas



O SigaSuaDieta traz o que tem de melhor em informação quando o assunto é Nutrição. Nosso objetivo é divulgar este tema, de forma prática e objetiva, de maneira que possamos realmente aplicá-lo no nosso cotidiano, melhorando nosso rendimento, saúde e qualidade de vida.

7 Comentários:

Geli disse...

adoro ovo!!!

adorei a matéria!!!!

bjooo

Patrícia Medeiros disse...

Eu adoro ovos, desde que sejam cozidos...
Bem cozidos, pois prefiro a gema durinha.

Como duas ou três vezes na semana.

Bjus!!!

baxie disse...

A grande questão do ovo, é saber se ele virá acompanhado de bacon!

bjos

Gabi disse...

Passei pra visitar, gostei, e estou te seguindo!!!!
bjs

* ps : amo ovo mas sou alergica...droga rs rs

Luciana Kotaka disse...

Adoro ovos amiga, de todos os jeitos. Bjks

Dricka disse...

Oi Linda, amei receber sua visita.
Venho agradecer.
Um grande beijo e obrigada por me seguir.

Karina Rigo disse...

Olá, gostei do seu blog, vou ler sempre! Quanto aos ovos, cada caso deve ser avaliado individualmente, mas em indivíduos saudáveis, sem histórico de doenças cardiovasculares a ingestão de até 2 ovos diariamente não causa danos a saúde. Vale lembrar que os ovos estão embutidos em pães, biscoitos, massas, etc. Então, deve-se levar em conta toda esta ingestão. O modo de preparo também é super importante! Geralmente costumo substituir o ovo pela carne nas refeições.

Bjss boa semana!!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...