Home

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Melhore seu humor!





Se ao menor sinal de tristeza, estresse ou irritação o chocolate parece ser a melhor – talvez única – opção de conforto, saiba que o cardápio brasileiro reserva outras alternativas para quem quer levantar o astral por meio da alimentação.

A nutricionista Flávia César Raduam, especialista em Medicina Biomolecular e fisiologia pela Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular pesquisou os alimentos com potencial para melhorar o humor. Ela encontrou 10 exemplos que, além de darem uma levantada no astral, são nutritivos e alguns nem tão calóricos como o chocalate.


Banana: Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade.


Espinafre: Ácido fólico e vitamina B atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas verdes têm clorofila que desintoxicam o corpo.

Ovo: a gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.

Pimenta: Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.
Alface: Tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio, que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão.

Leite: também é fonte de triptofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar.

Laranja: além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma.

Aveia: o cereal é rico em triptofano e aminoácido, bons condutores da liberação da serotonina.

Castanha: fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do bom-humo.

Arroz integral: rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco.

Fonte: DELAS

4 Comentários:

Josi Não Contém Glúten disse...

Oi Janaina! Acompanho sempre seus posts, adoro! Hoje trouxe uma banana prata para o lanche da manhã, rs. Como não posso mais comer pães e biscoitos, passei a consumir mais frutas nos lanches.O bem estar é que uma alimentação saudável proporciona é gratificante!Beijos.

Dida - Futura Ex-Gordinha disse...

Adorei!
Não sabia do poder desses alimentos!
Beijos

Luciana Penido disse...

Ontem vi uma matéria na tv local falando sobre o espinafre(nos dá energia,melhora o humor),todos esses alimentos como com prazer.A gente sempre lembra do chocolate nessas horas e aqui podemos ver e aprender que outros alimentos também fazem esse 'papel'.Bjss

Escrever para Emagrecer by Solange disse...

Lindo o seu BLOG! Tb estou te seguindo!
Ah! Obrigada pela dia! Já consertei o erro!
Bjs!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...