Home

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Reconhecendo as fraquezas


Estando no sobrepeso há quatro anos, mas decidida a chegar ao meu peso ideal, busco a cada dia mais informações e constato que a Reeducação Alimentar é o melhor caminho para o emagrecimento definitivo. Apesar de ter uma alimentação variada, onde procuro fazer várias refeições ao dia moderando quantidades, tenho dificuldades de sair dessa fase e voltar a eliminar peso.
Como penso que somos únicos, "trabalhamos" de formas diferentes, temos fomes e necessidades de tamanhos diferentes, considero de grande importância estarmos atentos aos nossos passos, por menores que sejam. Analisando com carinho minhas atitudes descobri dois fatores que impedem que eu emagreça: distração e preguiça.
Foto tirada em 28-08-10
Distração:

Involuntariamente acabo me servindo de mais uma colherada daquela comidinha gostosa, mas não por fome, e sim por distração. É o comer com os olhos, esquecer de perguntar ao estômago se ele já está abastecido. E como ele dilata-se, sempre cabe mais!
Mas quando temos atenção ao comer, percebemos direitinho o limite entre a fome e a gula. Quando ultrapassamos esse limite, temos aquela sensação de peso, o que não é nada bom, pois sinaliza que comemos além da conta, concorda? Em algumas pessoas, além do peso, vem a culpa também. 
Não que eu coma demais sempre, mas percebo que qualquer pouco hoje faz diferença. Não engordo, mas também não emagreço.


Preguiça:

Essa é uma questão complicada. Ter consciência de que preciso me mexer eu tenho, mas não cultivei o hábito de praticar atividades físicas ao longo da minha vida. No período que fiz caminhadas regulares, não nego que me senti muito bem, mas confesso que trabalhei muito isso em mim e tive que contar com boas companhias como incentivo. Tenho também minha bicicleta ergométrica, que também me dá prazer quando entro no rítmo, mas, tenho que admitir: como sou acomodada!

Contar aqui minhas fraquezas é como assumir um compromisso comigo, e com meus leitores, de não cruzar os braços e mudar minha postura.
Apesar de muitos hábitos saudáveis que já adquiri, sei que ainda posso comer menos diariamente e preciso me exercitar mais, pois só assim conseguirei alcançar meu objetivo maior: meu peso saudável.
É o mudar para emagrecer, mas que exige muita determinação!

Obs: Peso atual: 75 quilos, em média.
        Peso saudável para minha altura: 61 quilos, no máximo.


Janaína Macedo ( :

10 Comentários:

Luciana Penido disse...

Amigaaaa!!!!!!!!!! Você é lindaaaa!!! Porque estava se escondendo? rsrs adorei ver sua foto poder te conhecer um pouco mais.Confesso aqui também que tenho os mesmos defeitos/fatores que você: distração e preguiça mas concordo também que não adianta so falar é preciso ,mudar agir.Bjss

Ana Paula Maia disse...

Ahhh que ótimo post!
O primeiro passo é reconhecer... parabéns!
E agora? qual será o segundo passo? :)

Um beijo!

Janaína Macedo disse...

Lindo é receber esse carinho seu, Luciana! Obrigada!
Obrigada também a você, querida Ana!
Com esse apoio ficará mais fácil chegar onde quero!

Beijos!

Taci e Tom disse...

Amiga, reconhecer o que precisa mudar é o primeiro passo. Já que acabamos com a fase das desculpas, vamos entrar na fase das ações?? Começa devagar... um dia de cada vez, mas todos os dias... as vezes acreditamos que só o muito, só o que é grande vai ter efeito, e esquecemos que a mudança de pequenos hábitos faz toda a diferença!! Bjkas!

Janaína Macedo disse...

Olá, Taci!

Obrigada pela força! Sei bem como pequenas mudanças fazem diferença, tanto que emagreci 17 quilos! Mas agora preciso de mais mudanças, pois ainda tenho um longo caminho pela frente. Muito bom poder contar com sua energia!

Beijos!

Kiki disse...

Que você é linda eu já disse várias vezes, mas sei o quanto chegar no peso que você quer vai te fazer bem, muito mais pela saúde do que pela estética, pois volto a repetir, você é linda!

Concordo contigo que dividir as nossas fraquezas é um passo para não fraquejarmos no meio do processo, eu mesma fiz isso (quando contava com mais tempo e disposição para a internet) e as coisas estavam funcionando bem!

Você é um espelho pra mim, e, vou no meu tempo chegar no peso que considero ideal para mim!

Sorte e perseverança pra você e para mim!

Beijinhos

Kiki

Ateliê Manoela Nunes disse...

Amei a foto e o texto!!!

Já havíamos conversado sobre isso no msn, lembra?

Sobre fazer exercícios físicos e tal. Olha, faço desde muito nova, mas dá preguiça as vezes, só que nessa hora é preciso que a força - para atingir o objetivo - seja maior.

Quanto à distração ao comer, confesso que também sou assim às vezes, mas no meu caso, é que gosto de comer meeesmo, mas a minha sorte é que o meu metabolismo é acelarado e faço exercícios com frequência, pois, se não fizesse... nem preciso continuar né. kkk

Você falou uma coisa certíssima: a companhia para os exercícios, também é importante, gosto sempre de caminhar acompanhada, se estou só, vou ouvindo música, mas prefiro companhia, porque é mais bacana.

Por que não volta a fazer tuas caminhadas? Um pouquinho que seja por dia, já ajuda e muito.

Beijocas!!!

Conferindo todos os posts - que ficaram atrasados - para mim.

Manu

Janaína Macedo disse...

Ser um espelho para você me deixa lisonjeada, Kiki! Realmente meu interesse em emagrecer é pela saúde acima de tudo, mas a estética conta também, claro! Gosto e quero tê-la sempre por perto, para trocarmos ideias e juntas alcançarmos o nosso melhor! ( :


Vou me inspirar no seu entusiasmo, Manu! Para atividades físicas preciso mesmo de bons "empurrões". Mas eu sei da necessidade dos exercícios para o emagrecimento, tanto que sem eles estacionei. Obrigada!!!
Beijos!

Adri Amorim disse...

estou me vendo refletida nesse seu texto.
Mas serviu de incentivo para eu tomar vergonha e deixar a preguiça de lado para poder seguir melhor com a reeducação alimentar!
Obrigada!
bjs

Janaína Macedo disse...

Eu que agradeço, Dri! Ter você aqui e saber que de alguma forma colaborei com sua RE me deixa muito satisfeita!
( :

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...