Home

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Uma realidade distorcida

A anorexia, bulimia, síndrome do comer noturno e a vigorexia vem aumentando significativamente, retratando os valores distorcidos sobre a beleza e a saúde.
A mulher com anorexia estabelece pesos ideais muito abaixo dos padrões saudáveis, e buscam alcançá-los de forma agressiva consigo mesma, não percebendo que ultrapassou o limite do peso normal, colocando com isso sua vida em risco.
Já na bulimia, ocorrem momentos em que as pessoas ingerem uma quantidade exagerada de alimentos, e posteriormente acabam por se utilizar do uso de laxantes, diuréticos e vômitos auto-induzidos, na crença de que podem eliminar 100% do que ingeriram, e assim não ganharem peso. A bulimia tem uma semelhança com a síndrome do comer noturno em função da ingestão exagerada de alimentos, se diferenciando pelo fato de que ocorre uma verdadeira farra alimentar no meio da noite, desencadeando muita culpa e sentimentos de inferioridade em função de seu ato.
Constantemente novas patologias estão sendo diagnosticadas, como a vigorexia, a qual vem prevalecendo no sexo masculino, onde o homem acaba por passar horas na academia, na busca de um corpo forte e perfeito. Atrás desse homem robusto, se esconde um sujeito inseguro com baixíssima auto-estima.
Nossa realidade é assustadora, a cultura pelo corpo magro é forte, e tem sido arrasadora, adoecendo nossos jovens, acabando com relações familiares e sociais.




4 Comentários:

Kiki disse...

As pessoas, infelizmente, querem tentar se ENQUADRAR no que elas acham que a sociedade aceita melhor, pois não tem segurança suficiente para se firmarem independentes do corpo que tem, e também da maneira de agir.

Pra mim, o padrão de beleza é individual e muito peculiar. As vezes assusto as pessoas com as coisas que acho bonitas, pois pra mim, a beleza se encontra nas sutilezas e não em padrões rigidamente estabelecidos.

Janaína Macedo disse...

@Kiki Olivieri

É sim, Kiki, quando somos seguros do que somos e buscamos melhorias em função da saúde, ficamos mais felizes e mais belos.
Mas, infelizmente, muitos não são assim, e acabam adoecendo. É importante detectar comportamentos inadequados e buscar ajuda de profissionais especializados.
Beijos!

Anônimo disse...

Muitas pessoas vivem frustradas por não aceitarem quem são,como são e o que possuem.O amor próprio é uma virtude em extinção.Infelizmente!Nada nos impede de buscarmos ser mais bonitos,mas não podemos nos esquecer de que o principal é o que está dentro de nós.Bjs,Tatá.

Janaína Macedo disse...

@Tatá

Você tem razão, Tatá. A beleza verdadeira vem de dentro pra fora!
Te amo!
( :

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...