Home

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estudo confirma relação entre Obesidade e Depressão

Estudo realizado por pesquisadores de diversas universidades holandesas concluiu que há, de fato, uma relação bidirecional entre obesidade e depressão. Segundo o trabalho, que analisou 15 estudos envolvendo 58.745 pessoas, a obesidade aumenta o risco de depressão clínica em homens e mulheres e, por outro lado, a depressão pode ser o primeiro passo no caminho da obesidade.

Embora a relação entre os dois problemas pareça indiscutível, ainda não se chegou a uma conclusão sobre as causas. Mas já existem algumas suposições ou possibilidades: por um lado, afirmam os especialistas, reações químicas entre medicamentos para uma das patologias poderia provocar o desenvolvimento da outra; ou o consumo de certos antidepressivos poderia levar ao sobrepeso ou à obesidade. O mesmo poderia acontecer a partir de algumas alterações neuroendócrinas.

Outra hipótese diz que a influência da obesidade no surgimento do quadro depressivo poderia ocorrer pela via da resistência à insulina ou mesmo por processos inflamatórios. E, observam os especialistas, não se pode esquecer da pressão exercida pelos padrões de beleza atuais, que não valorizam o sobrepeso.

O resultado do trabalho (“Overweight, Obesity and Depression”) confirma estudos que encontraram uma associação entre aumentos das taxas de obesidade e também de depressão, nos Estados Unidos.


Fonte: ABESO

4 Comentários:

Hellen Tavares disse...

Estudo isso no mestrado. A soma é simples

obesidade = estigma = depressão.

Taci e Tom disse...

Oi lindona!! Obrigada pela visita!! Olha, não estou em dieta restritiva não!! So estou fazendo esses dias, e utilizando a sopa poque retenho muito líquido (mesmo, fico super inchada, faço drenagem por causa disso), e ai não consigo malhar porque sinto muita dor nas pernas, e como estou saindo da menstruação...!! A sopa tem propriedades diuréticas, assim vai me dar um help!! Já acreditei, lá no início do blog, que só emagreceria com uma dieta super restritiva, mas depois de conhecer a blogsfera, e depois de conhecer vcs, percebi que esse pensamento é errado!! De qualquer maneira obrigada pelas dicas!! Bjkas!

Janaína Macedo disse...

Olá, Hellen!
Bem vinda!!!
Volte mais vezes e divida seus conhecimentos!
Beijos!

Janaína Macedo disse...

Olá, Taci!
Você está de parabéns! Está determinada e buscou ajuda, o que é muito bom. Fico feliz que sempre venha aqui e que goste das dicas. Saiba que sua força também me motiva muito.
Beijos!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...