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sábado, 21 de agosto de 2010

Arroz com feijão


Tanto o arroz quanto o feijão são excelentes fontes de nutrição, especialmente de aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo nosso organismo). Por esse motivo, devem fazer parte do cardápio, mesmo de quem está precisando perder uns quilinhos. A combinação de 4 colheres de sopa de arroz e 1 concha de feijão oferece cerca de 200 Kcal e um bom teor de fibras responsáveis por garantir uma saciedade maior, colaborando ainda mais para o processo de emagrecimento.

Ação em conjunto
O que falta em um, o outro fornece. É um casamento perfeito. Os especialistas garantem que a dupla fornece quase a mesma quantidade de proteínas encontradas na carne. “Ingerindo estes alimentos juntos, ocorre no organismo o chamado balanço proteico, que é a combinação dos aminoácidos metionina e lisina. Tal desempenho geralmente ocorre em alimentos de origem animal, sendo raro em alimentos de origem vegetal”, afirma a nutricionista Verônica Rosa.
Glicemia sob controle
Embora o arroz, especialmente o branco, seja considerado um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, que é rapidamente transformado em açúcar e aumenta as taxas de glicose e insulina na corrente sanguínea, o feijão, por ter uma digestão mais lenta e gradual, é capaz de controlar esse efeito. Uma excelente opção para diabéticos.
Lisina: encontrado no feijão, esse aminoácido essencial é fundamental no crescimento ósseo, auxiliando na formação de colágeno. Por isso, é um nutriente importante para o crescimento saudável das crianças e adolescentes. Também atua na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, na formação do colágeno e das fibras musculares e na regeneração dos tecidos. Sua falta pode causar anemia, dificuldade de concentração, retardo no crescimento, diminuição do apetite e perda de peso, entre outros distúrbios. O feijão também é fonte de ferro e ácido fólico, essencial para a formação fetal.
Metionina: é o principal aminoácido essencial encontrado no arroz e fundamental para a formação dos músculos, das unhas e dos cabelos. O arroz também é fonte de ferro e vitamina B.
Por Cínthia Ceribelli
Fonte: Revista Vitta, ed. 7

Fonte: itodas

3 Comentários:

Luciana Penido disse...

Eu amo arroz e feijão,faço questão de comer os dois na hora do almoço (ja que não tenho costume de jantar)aqui em casa todos nós comemos essa 'dupla'nas refeições, so tomo o cuidado de não misturar 2 carboidratos ex: arroz com batata ou arroz com macarrão.Bjs

Rosângela Massoterapeuta disse...

Adorooooo essa combinação!

Ótimo sábado light para vc!
Beijosssssssssssss

Janaína - Uma Futura Magra disse...

Também não deixo faltar arroz e feijão! Algumas comidinhas não combinam com a dupla, mas quando fico sem, logo sinto falta!
Obrigada Luciana e Rosângela!
Beijos!

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