Home

domingo, 18 de julho de 2010

Revelando-me um pouco mais


Como esse espaço revela meu emagrecimento, acredito que alguns fiquem curiosos se estou emagrecendo ou não. Não costumo divulgar minhas pesagens, apesar de me pesar todos os dias. Mas vou explicar o motivo.
Para emagrecer temos que conhecer o funcionamento do nosso corpo. O meu, como o da maioria das mulheres, sofre alterações de peso dentro do mês por vários motivos. Um deles e que considero mais importante, é o período menstrual. Atividades físicas também alteram o peso, já que fazem o músculo ficar mais "pesado". Não sou especialista no assunto, mas pelo que leio e por experiência própria, sei o que estou dizendo. Na verdade é o que acontece com todos, mas nem todos estão buscando emagrecer, então nem percebem.
Como já revelei aqui, eu já estive com o peso bem acima do atual, e emagreci apenas me alimentando melhor e praticando atividades físicas com certa regularidade. Quando deixei de lado essas atividades, simplesmente estacionei.
Nesses últimos quase 3 meses venho tentando retomar essas atividades. Voltei a pedalar, mas não como deveria. Confesso que essa é minha grande fraqueza, e luto para vencê-la.
Então, o que acontece? Eu que peso todos os dias vejo a variação acontecer. É pouca, mas acontece. Com essa instabilidade, não me sinto ainda em condições de dizer meu peso. Continuo então com 75 quilos. Eu considero a média!
Então, quero que entendam, que não divulgar, ainda, não é vergonha. Esse cuidado é por mim! Não quero me causar expectativas e decepções!
Esse foi um meio que encontrei de me preservar da ansiedade, entendendo como funciona meu corpo, tendo a paciência como aliada.
Só passarei a considerar emagrecimento quando houver estabilidade do novo peso.
Mas estou no caminho certo. Minha alimentação está muito boa. Como várias vezes ao dia, não sinto fome, faço trocas inteligentes e não abro mão do prazer de comer o que gosto.
Comer é uma delícia! Você, que assim como eu deseja emagrecer, não faça de sua alimentação um castigo. Busque comer o que gosta, modere as quantidades e seja feliz!
Mudar exige tempo, respeite esse tempo! Um emagrecimento rápido às custas de muitas privações tendem a fracassar.

Janaína Macedo ( :

7 Comentários:

Taci e Tom disse...

Janaína, entendo o que você quer dizer!! Eu mesma, antes de postar uma pesagem, aguardo um tempo e vejo se esse é o peso real!! Mas mesmo assim fico um pouco insegura! Eu tento não criar nenhum tipo de espectativa, nem em mim nem nos outros, mas pra mim é importante ver, toda a vez que abro o blog, qual o meu peso atual!! Pois só assim continuo animada, mas com os pés no chão, sabendo que o caminho ainda a longo, e tenho muito ainda o que andar, literalmente falando!! Bjs e ótimo início de semana pra você!

Janaína Macedo disse...

Olá, Taciana!
Muito bem vinda ao Blog!
Bom ter por perto quem me entende! ( :
Assim que eliminar algum peso terei imensa alegria em compartilhar com todos!
Beijos!

Magrita disse...

huuuummm inteligente sua decisão mocinha! rsrsrs E é uma pena nos apegarmos a esses números todos não é mesmo? O ideal seria usarmos as roupas como referência...

beijos

Ateliê Manoela Nunes disse...

Está, completamente, certa em tudo que disse.

Antes mesmo de cuidar do corpo, é preciso cuidar da mente. Digo isso, pelo que li sobre o que escreveu de causar expectativas e decepções a si mesma.

Te desejo muita força para continuar com os exercícios físicos. Trabalho exercícios físicos com um grupo de idosos - onde faço trabalho voluntário - e sempre avaliamos a questão da altura, do peso e alimentação deles.

Vou continuar te acompanhando por aqui e espero que chegue no seu objetivo de estabilizar seu peso.

Um abraço carinhoso.

Manu.

Kiki disse...

Quando comecei a falar sobre o meu processo de emagrecimento falei o meu peso aproximado, e também optei por guardar comigo os resultados, que ainda são tímidos, mas que estão acontecendo, muito também pelo meu esforço e pesquisa para entender corpo, mente e essa força maior que existe em todos nós.
Sei que vai chegar o dia em que eu divulgarei números positivos para mim e incentivadores para as pessoas que passam pelo mesmo processo.

Janaína Macedo disse...

Olá, queridas Magrita, Manoela e Kiki!
Delícia contar com o apoio e carinho de vocês.
Muito obrigada!
E que atitude linda, Manoela! Parabéns!
Beijo carinhoso! ( :

Ateliê Manoela Nunes disse...

Tem todo meu apoio sim!!!

Obrigada, trabalho com meus idosos já faz mais de um ano.

Quando der, posto foto deles no twitter, tem um grupo bastante especial que faz exercícios físicos.

Vou pegar algumas dicas do teu blog para apresentar pra eles por lá.

Beijocas.

Manu

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...