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quinta-feira, 8 de julho de 2010

Os riscos das dietas restritivas para sua saúde


Ainda com tantas informações, as pessoas buscam meios perigosos para emagrecer. Sempre destaco nesse espaço a importância de uma dieta balanceada. Esse texto da Nutricionista Kilza Miranda é muito  esclarecedor e reforça minha ideia de um emagrecimento saudável. Aproveitem!




A maioria das pessoas querem emagrecer 8kg ou mais em 1 mês e esquecem dos riscos à saúde. Para aqueles apressadinhos, sempre questiono: O peso extra que você está hoje, ganhou com 1 mês apenas? Então, não será com 1 mês que irá emagrecer tudo. Vá com calma!
O ideal é emagrecer de 3 a 4kg por mês de forma saudável.
As dietas restritivas ou da moda (dieta da USP, dieta da sopa, dieta da proteína e outras) emagrecem sim, mas o efeito sanfona acontece, engordam novamente e prejudica o organismo devido à baixa calorias e nutrientes. Alguns riscos destas dietas são: desnutrição, cansaço, queda de cabelo, hipoglicemia, podendo chegar a desmaios e ao coma devido à baixa oferta de alimentos.
Cada pessoa possui sua TMB – Taxa de Metabolismo Basal, que são as calorias mínimas que necessita para as funções vitais (coração, pulmão, cérebro…), e geralmente as dietas da moda ou restritivas não respeitam a TMB, deixando a pessoa fraca, sonolenta, suando frio, tremores, com fome e correndo todos os riscos listados acima.
Existem aquelas pessoas que associam as dietas da moda aos medicamentos para emagrecer, sem prescrição médica, aumentando ainda mais os riscos à saúde.
Sugestões:
• Fuja das dietas da modas ou restritivas;
• Ficar de jejum não emagrece, faça de 5 a 6 refeições ao dia e em pequenas quantidades, priorizando os alimentos mais saudáveis, menos calóricos e naturais.
• Inicie uma atividade física ou esporte de sua preferência.
• Seja determinada e persistente na alimentação e exercícios, os resultados começam a aparecer com o tempo.
• Não use suplementos ou medicamentos sem a orientação de um nutricionista ou médico.
Sua saúde em primeiro lugar!

4 Comentários:

*NUTRICIONISTA ALINE DE FARIAS SOARES* disse...

Muito bom o post Janaína! Parabéns. Lembrando que a ingestão de fibras (presentes em frutas, vegetais e grãos) auxiliam de forma bastante importante no processo de emagrecimento.
BEIJOS Nutri Aline

Janaína disse...

Olá, Aline!
Adoro textos como esse, que incentivam um emagrecimento saudável.
Obrigada pela dica!
Beijos!

Luciana Penido disse...

Efeito sanfona e medicamentos para emagrecer não são mesmo bem vindos,concordo com o texto várias refeiçoes(5 ou 6 por dia) mais atividade física,nesse mundo de 'loucuras' muitas pessoas não querem ir por esse caminho para emagrecer, acabam apelando para as 'receitas mágicas'.Bjss

Janaína disse...

Verdade, Luciana!
As pessoas querem resultados rápidos mas se esquecem de que é preciso bons hábitos para a manutenção do peso!
Beijos!

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