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terça-feira, 6 de julho de 2010

Alimentos funcionais: compre com atenção!


Uma olhada rápida na prateleira do supermercado e você logo vê alimentos que vendem saúde. São muitos. Mas será que todos eles fazem bem?

Os chamados alimentos funcionais são aqueles que têm propriedades que protegem a saúde e têm nomes um tanto diferentes. As promessas são muitas, mas nem todo produto faz bem a todo mundo. É preciso ficar atento.
Funcional é o que é útil, prático, certo? E alimento funcional, o que é? “É aquele que contém compostos que ajudam a prevenir doenças ou que ajudam a regular o nosso organismo”, explica a nutricionista Andreia Naves.
Estudos indicam que o betacaroteno, presente na abóbora e na cenoura é bom para visão e retarda o envelhecimento. O licopeno do tomate ajuda a prevenir o câncer, principalmente o de próstata. O ácido oléico do azeite combate o colesterol ruim. O ômega 3 encontrado em alguns peixes protege o coração e é bom para a atividade cerebral.
“A expectativa de vida hoje está em 70, 80 anos, talvez com uma alimentação melhor a gente vá além disso”, aponta o farmacêutico Artur Almeida.
Além de procurar cada vez mais alimentos saudáveis, o consumidor - por falta de tempo - exige que sejam práticos, fáceis de consumir. Atenta a essa tendência, a indústria embarcou na onda dos alimentos funcionais. Mas como distinguir o que é apenas propaganda do que realmente faz bem à saúde?
“Olhando pelo rótulo e acreditando no que o produtor indica, porque não tem como saber exatamente o que tem lá dentro”, afirma a procuradora do estado Eliana Maria.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é quem avalia e registra os alimentos funcionais. Entre eles, a margarina com fitoesteróis e a aveia rica em beta-glucana. Os dois produtos reduzem o colesterol.
Em um passeio no supermercado, a nutricionista aponta outros alimentos que ajudam o organismo. O leite de soja previne doenças cardiovasculares. Ela diz que, em pequena quantidade, a capsaicina que confere ardor à pimenta, combate a dor e acelera o metabolismo. A catequina presente no chá verde, além de antioxidante, emagrece.
“No saquinho, ele impede que essas catequinas, esses compostos bioativos do chá verde, sejam transferidos pra água, então o ideal é que seja a granel, as folhas secas”, aponta a nutricionista.Já produtos como refrigerantes com vitaminas e ovos com ômega 3 não podem ser considerados funcionais, diz a nutricionista: “A quantidade de ômega 3 que tem no ovo não é suficiente para exercer a sua prevenção no risco de desenvolvimento de doenças”.
Mas atenção: nem todo alimento funcional faz bem para todo mundo. O suco de uva, por exemplo, que é rico em resveratrol, previne doenças do coração. Mas “pode não ser bom para indivíduos diabéticos, que têm altos níveis de açúcar no sangue. Eles precisam consumir com moderação ou até mesmo para indivíduos que tem - nós chamamos de síndrome fungica - que tem muitos fungos como candidíase, micose. O suco de uva também ajuda na proliferação desses fungos”.
Para não correr riscos, o melhor é procurar orientação de um especialista. Aquela velha frase continua atual: “Você reflete aquilo que come, com certeza”
No caso dos produtos industrializados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige que o fabricante apresente provas científicas das propriedades funcionais alegadas na embalagem.
Só depois disso é que a Anvisa aprova o produto para comercialização. De acordo com o último levantamento da agência, o Brasil conta com 94 registros válidos desse tipo de alimento.


Fonte:G1/ Bom dia Brasil

7 Comentários:

Sil disse...

Olá Janaína
Tudo bem?
Indiquei um meme para você pelo meu blog de Nutrição.
Fica sempre com Deus.
Bjs

Thalita Sanchez disse...

Obrigada pelo apoio.
E realmente pular refeição não da, aí que engordo mais, meu organismo retem tudo achando que to passando fome.
Mas é difícil resistir a tanta comida gostosa que faz mal e engorda.
É até estranho falar isso sabendo o quanto nos prejudicamos, mas é como um vício, mesmo fazendo mal nós queremos.
Só nos resta resistir as tentações rsrsrs...
Bjs e uma boa semana.

Saúde em Prática - Priscila Mari disse...

Olá Janaína. Passei para retribuir a visita e adorei. Bem legal seu blog e já sigo seu espaço.
Parabéns.
um grande abraço.

Janaína disse...

Olá, Sil!
Obrigada pela visita e meme!
Participando, ok?
Esteja sempre com Ele também.
Beijos!

Janaína disse...

É, Thalita, resistir é um exercício diário. Comer é uma delícia! Mas sabemos que devemos selecionar os alimentos. Essa é minha busca: alimentos saborosos e saudáveis. Com um pouco de calma e criatividade conseguimos!
Beijos e volte sempre!

Janaína disse...

Que bom, Priscila!
Ótimo tê-la aqui! Venha sempre e deixe sua opinião.
Beijos!

Anônimo disse...

olá Janaína, sou a esposa de C. Rosemberg... Adorei o site, ótima iniciativa... não olhei os detalhes ainda, já vi que tem muita coisa boa por aqui, mas achei o máximo todo este ''layout''... uma maravilha... vc está de parabéns... vou voltar mais vezes para aprender, para me instruir, e me divertir... bijok@s e até a prxm......., Rebeca

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