Home

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Menos sal, mais saúde


Um ser humano precisa ingerir apenas 500 mg de sal para sobreviver.Estima-se que no Brasil a ingestão média de sal entre os adultos possa ser de aproximadamente 12 gramas por dia, ou seja, 24 vezes o mínimo necessário.
Existe uma forte relação entre a ingestão de sal, elevação da pressão arterial e as doenças cardiovasculares como o acidente vascular cerebral (derrame cerebral) e o infarto do miocárdio (ataque cardíaco).
Uma redução da ingestão diária de sal para apenas 3 gramas por dia -  aproximadamente 25% da ingestão média atual - poderia evitar 32.000 acidentes vasculares cerebrais e 54 mil infartos por ano.Esta é a estimativa dos pesquisadores da Universidade da Califórnia (San Francisco, Estados Unidos).
Os resultados da análise, que usou uma simulação computadorizada de  desenvolvimento das doenças cardíacas em adultos, com idades entre 35 até 84 anos, sugere ainda que uma redução de apenas 1 grama por dia, nos próximos dez anos, seria uma estratégia mais efetiva para o tratamento da hipertensão arterial do que o próprio uso de medicamentos anti-hipertensivos.
Esta não é a primeira vez que a comunidade científica chama a atenção para a importância de  reduzir a ingestão do sal. Em novembro do anos passado, uma revisão de vários estudos concluiu que uma redução de 50% na ingestão de sal reduziria as taxas de  derrame cerebral em 23%, bem como, a taxa global de doença cardiovascular global em 17%.
Fonte: New England Journal of Medicine.

10 Comentários:

Clarissa disse...

O sal já é considerado mais perigoso que o açucar. Pesquisas recentes nos EUA mostrou que crianças com alto consumo de sódio são mais agressivas, inquietas e depressivas! Pra ficar mais facil vai uma dica, o ideal é q se consuma por dia menos que uma tampinha de caneta bic por dia. Mas lembrem-se, alguns alimentos já vem com adição de sódio. Evite enlatados, embutidos e industrializados!!!
Grande abraço!!!

Janaína Macedo disse...

Olá, Clarissa!!!
Menina, como passamos dos limites, hein! Tenho evitado colocar sal direto nas saladas! Confesso que sinto falta, mas sei que aos poucos me acostumo.
Lembre-se: este espaço está aberto às suas sugestões, viu?
Beijocas!!! ( :

Clarissa disse...

Obrigada, estarei sempre por aqui, tá!!!!
BeijOOO

Clarissa disse...

AAAAAaaaa, e não esqueçam, Sazon, caldo Knor, suco de pacotinho, salgadinho tipo chips, macarrão tipo miojo são os "Grandes Vilões".

:)

Anônimo disse...

adorei o bloog... Já estou te seguindo no twitter tbm! ^^ beijão

Janaína Macedo disse...

Obrigada, Bru!
Te espero sempre aqui! ( :
Beijos!

Shirley Mello disse...

Preciso mesmo me controlar com o sal, sei q é péssimo, mas pra mim, quanto mais salgado melhor.
Parabéns pelo post e pelo blog, adorei conhecer!

Bjs...

Janaína Macedo disse...

Olá, Shirley!
Sim, salgadinho é gostoso, mas e a pressão?
É interessante a redução como medida de prevenção!
Obrigada e seja sempre bem vinda!
Beijos! ( :

Projetos em Nutrição disse...

Ei Janaina obrigada pela visita! Realmente essa é uma dica muito boa para usar a abobrinha. Temos selinho no blog!!

Janaína Macedo disse...

Olá, Kilza!
É sempre bom poder contar com boas dicas.
Obrigada!
Beijos!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...