Home

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Lavar alimentos pode ser inútil para tirar agrotóxicos, dizem especialistas

Deixar vegetais de molho no vinagre antes de levá-los à mesa pode ser ótimo para matar micróbios, mas nem sempre vai funcionar quando se quer tirar agrotóxicos de frutas e verduras, relataram especialistas ouvidos pelo G1.
A preocupação com resíduos tóxicos na comida ganhou força nesta quarta-feira (24), quando um relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontou alta presença de agrotóxicos nos alimentos brasileiros. De 3.130 amostras coletadas pela agência, 29% apresentaram algum tipo de irregularidade.
Segundo Anthony Wong, diretor médico do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) da Faculdade de Medicina da USP, “se o agrotóxico for de superfície, de aplicação limitada à parte externa do alimento, elimina-se o risco na maioria das vezes lavando bem”, diz. Os casos do morango e do tomate, por exemplo, poderiam ser “facilmente resolvidos” assim.
A dificuldade cresce nas situações em que há penetração da substância. “Nesse quadro, a fervura pode inativá-la, mas há agrotóxicos à base de zinco ou estanho, à base de metais, que são chamados estáveis”, afirma Wong. “Quando isso ocorre, o aquecimento não inativa, logo não reduz o perigo.”
O médico Wanderlei Pignati, professor de Saúde Ambiental na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é mais cético em relação à água. "[Lavar os alimentos] não resolve praticamente nada. Vai eliminar o agrotóxico que tem na casca, mas o grande problema está dentro", afirma.
Leia matéria completa no G1/Ciência e Saúde
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! Quero a garantia de consumir vegetais com segurança!

8 Comentários:

Anônimo disse...

Oi...adorei seu blog e tô te seguindo...rs
Já tinha estudado isso sobre agrotóximos, mas penso que é melhor continuar lavando, pelo menos evita coisa pior ou adicionais..rs...morango eu nem como por causa dos agrotóxicos e tomates só sem casca. Já os tubérculos são todos descascadas com casca grossa sabe? Infelizmente perdemos uma boa parte do alimento mas ganhamos um pouco de saúde!
Bjos e parabéns pelo post!

Janaína Macedo disse...

Olá, Lidi!
Que bom que gostou! Seja bem vinda!
Temos que nos cercar de informações se queremos qualidade na alimentação. Ingerindo os alimentos com casca, aproveitamos bem mais os nutrientes, mas, como fazê-lo, se precisamos nos livrar dos agrotóxicos?
Beijos!!!

Projetos em Nutrição disse...

Olá Janaína, realmente! Fique à vontade para acompanhar o blog, todos os dias temos matérias novas!

Caso queira sugerir temas!

Bom final de semana!

Janaína Macedo disse...

Olá, Kilza!
Obrigada! Sempre estou por lá acompanhando suas dicas! ( :
Beijos e volte sempre!

Fernanda C. Fock disse...

Os agrotóxicos já estão nas sementes, por isso é inútil lavar frutas e verduras... as cascas realmente tem muito mais, pela aplicação posterior, mas tirá-las para ingerir não minimiza os riscos.

Janaína Macedo disse...

Olá, Fernanda!
É complicado! Procuro lavar bem e tenho uma escovinha para ajudar. Acha que adianta?
Obrigada pelas informações!

Fernanda C. Fock disse...

Olá Janaína.. ajuda pouco, prefira alimentos sem agrotóxicos, ou o ideal é que sejam orgânicos mesmo! O grande problema dos agrotóxicos é que não há um órgão que fiscalize a utilização.. Os alimentos orgânicos são os únicos que possuem órgão fiscalizador, por isso tem sempre um selo identificando.
O Brasil tem muito o que evoluir ainda.. poderia-se diminuir a quantidade, visto que há muito desperdício, para investir em qualidade e segurança alimentar..

Janaína Macedo disse...

Oi, Fernanda!
Alguns ítens já compro orgânicos, mas ficarei bem mais atenta agora.
Mais uma vez, obrigada!
Beijos!

Postar um comentário

Seu comentário é sempre um incentivo! Obrigada e volte sempre!
( :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...